Loading…
Agile Brazil 2018 has ended
Avisos importantes podem aparecer aqui: fique ligado!

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Você Está Certo Disso? [clear filter]
Wednesday, October 3
 

11:00

“Este time ainda não tem maturidade resolver este tipo de problema”, será mesmo?
Limited Capacity seats available

As pessoas não são capazes de tomarem boas decisões porque não tem maturidade para isto ou elas não tem maturidade porque não tomam decisões?Como a limitação da autonomia de uma equipe em função de um problema diminui sua capacidade de resolver-lo? Há a necessidade de intervenção de alguém mais maduro para tomar a decisão?Estas questões reais são a linha de frente de assuntos ligados a autonomia, auto organização, delegação. As implicações serão apresentadas e os possíveis caminhos para mudar o quadro serão discutidos.



Wednesday October 3, 2018 11:00 - 12:00
Amoreira I

12:00

Chicken 3.0, propósito e colaboração x Sonho Grande, meritocracia e bonificações agressivas: O Duelo
Limited Capacity seats available

Gestão não é uma ciência exata, existem diversas formas de gestão e cada uma tem seus prós e contras.A abordagem “Sonho Grande” multi-propagada na mídia com o sucesso de Jorge Paulo Lemann, fundamentada na meritocracia e no uso agressivo de bonificações, apresenta resultados inegáveis, como visto em empresas como Ambev, Burger King e muitos bancos.Por outro lado, a abordagem “Chicken 3.0”, difundida por Jurgen Appelo, foca em bons ambientes de trabalho, na colaboração das pessoas e na união do propósito individual com o organizacional.Mas qual seria o melhor modelo? Qual traz mais resultado para as empresas? Qual traz maiores satisfações para os seus profissionais? Você está certo disso?Venha participar deste duelo entre os dois palestrantes e escolha o seu lado nesta discussão!

Speakers
avatar for Rafaela da Fonseca Sampaio

Rafaela da Fonseca Sampaio

Agile Coach, Knowledge21
Rafaela é Agile Coach na Knowledge21, ajudando times e organizações na transformação digital por meio da cultura ágil, atuando no dia a dia das equipes como facilitadora e promovendo o mindset ágil nas organizações. Já atuou como Analista de Negócios, Product Owner e Agile... Read More →
avatar for Rafael Targino

Rafael Targino

Agile Coach / Business Architect, GovernançaBrasil S/A
Rafael Targino atua ajudando empresas e seus colaboradores a entenderem o processo de transformação do qual o mundo está passando e a se prepararem de forma adaptativa para cenários de complexidades e incertezas. Atualmente atua como Agile Coach, apoiando organizações em transformações... Read More →



Wednesday October 3, 2018 12:00 - 13:00
Amoreira I

14:30

LPPD - Lean Product and Process Development, uma alternativa ao desenvolvimento incremental?
Limited Capacity filling up

Lean Product and Process development se baseia no sistema de desenvolvimento de produto da Toyota. Ele é diferente de outras técnicas ágeis por não trabalhar com iterações incrementais, causado pela da natureza do produto final - um carro - que fica praticamente imutável após o lançamento. Portanto Toyota alavanca outras técnicas como Set Based Concurrent Engineering (SBCE), Curvas de Trade Off, Cadencias e o papel do Chief Engineer. Essas técnicas ajudam a criar conhecimento reutilizável e reduzem mudança custosas no final de um projeto de desenvolvimento. Queremos discutir onde essas técnicas possam ser uma alternativa em relação das técnicas clássicas de Agile.

Speakers
avatar for Christian Gut

Christian Gut

Agile Coach, McKinsey Digital Labs



Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Amoreira I

14:30

Tem problemas com o seu monolítico? Micro-serviços são a solução? Será?
Limited Capacity seats available

De tempos em tempos somos apresentados a novas soluções para os nossos velhos problemas na construção de produtos digitais: como melhorar a qualidade do que produzimos? Como ter mais times trabalhando no mesmo projeto? Como manter um código atualizado para engajar os desenvolvedores? E a atual bola da vez são os micro-serviços, certo? Mas será que estamos preparados para suportar essa distribuição? É tranquilo gerenciar e administrar diferentes repositórios de dados? Os impactos na administração da operação está sendo calculados? Vamos voltar ao cerne da questão e pensar…Queremos refatorar nosso projeto para melhorar a qualidade, certo? Será que a única saída são micro-serviços? É sobre isso que queremos conversar.

Speakers
avatar for Paulo Silva

Paulo Silva

Agile Coach, Coteminas
Em 18 anos de experiência com desenvolvimento de software e atuando no cenário de startups desde 2012, fundei a Joysticket, plataforma de marketing para games, e depois assumi o papel de Chief Technology Officer para direcionar a fusão das operações da Va de Taxi (Porto Seguro... Read More →


Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Carvalho II

15:30

Agilidade não é para desenvolvedores!
Limited Capacity seats available

SIMMMM, o título é provocativo! E quero trazer as evidências disto e quero ouvir a sua visão do tema.Esta é a conclusão que obtive após compilar dados de eventos realizados em 2017. Junto com estes dados, realizei uma pesquisa com desenvolvedores em todo o Brasil e que comprovam o distanciamento dos princípios ágeis com os desenvolvedores.O que aconteceu para chegarmos neste nível? Os desenvolvedores gostam de agilidade? Vivem agilidade diariamente? Após apresentar dados, iremos fazer um FISHBOWL sobre o assunto. Traga seus relatos, dúvidas e opiniões. Lembrando que este tema não é somente para desenvolvedores.

Speakers
avatar for Wagner Fusca

Wagner Fusca

Agilista, Matera



Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:30
Amoreira I

17:00

Como o Kanban Maturity Model (KMM) pode ajudar o Agile Coach
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

O Kanban Maturity Model é a novidade da comunidade Lean Kanban em 2018. No Lean Kanban North America e no Kanban Leadership Retreat que aconteceram em Seattle em Abril foi o assunto mais comentado. No Brasil o KMM também está bem quente. O resumo do KMM é "entenda sua cultura".No LinkedIn David J. Anderson, o criador da abordagem Kanban, falou que o KMM mudaria o jogo para o Agile Coach, permitindo que organizações avaliassem a qualidade das orientações dadas por estes profissionais a seus clientes. E o escândalo foi geral nessa postagem do David!Desde o lançamento do KMM diversas críticas emergiram da comunidade Agile. O objetivo desta sessão é desmistificar o modelo e colher feedback junto aos participantes mostrando como o KMM pode auxiliar na transformação da sua organização.

Speakers
avatar for Rodrigo Yoshima

Rodrigo Yoshima

Consultor e Instrutor Lean/Agile, Aspercom
Melhorando o mercado, de empresa em empresa. Advanced Lean-Kanban University Trainer (AAKT) e Coach (KCP). Marido, pai de duas meninas, empreendedor e velejador...



Wednesday October 3, 2018 17:00 - 18:00
Amoreira I

17:00

Ética na Mundo da Agilidade - Indivíduos e Interações precisam de acordos claros
Limited Capacity seats available

Esse ano o manifesto ágil completou 17 e como todo jovem que está saindo da adolescência e partindo para vida adulta está sofrendo com a crise das mudanças e cobranças dessa nova fase. Mas agilidade não é uma entidade, é algo abstrato formado por pessoas que interagem com formações sociais e valores morais diversos. E para pautar a convivência de todos de nossa comunidade Ética é um tema muito importante. Mas o que é Ética? Qual a diferença entre Moral e Ética? Como criar um ambiente ético de convívio para evolução das praticas ágeis? Essa palestra será uma janela aberta para um debate e amadurecimento desse conceito tão em analise nos dias atuais em todos os espaços sociais.


Wednesday October 3, 2018 17:00 - 18:00
Carvalho I

18:00

Metas, avaliação de desempenho e Agilidade: parceiros ou rivais?
Limited Capacity seats available

Fala-se de Agilidade com bastante foco nas práticas associadas e nos desenhos das estruturas organizacionais. Porém, discutimos muito pouco como prover a tal meritocracia nas organizações ágeis e como definir metas em um ambiente onde se deseja a experimentação e inovação. Esta sessão irá provocar a reflexão sobre como as métricas do ambiente moldam comportamentos e afetam a cultura organizacional.


Wednesday October 3, 2018 18:00 - 19:00
Auditório Jequitibá
 
Thursday, October 4
 

11:00

Pra que lado é o gol ??!
Limited Capacity seats available

Agilidade chegou ao __mainstream__: foi capa da Harvard Business Review. Por outro lado, já foi declarada morta algumas vezes. A questão que se coloca é: estamos assimilando a cultura Ágil na sua essência ou de forma cosmética? E, à medida em que a praticamos e recriamos, estamos nos aproximando ou nos afastando dos valores e princípios expressos no manifesto?Para refletir sobre os rumos que você quer imprimir à Agilidade dentro de sua organização, venha discutir estas questões com o grupo. Após uma breve introdução, vamos debater o tema em formato fishbowl.

Speakers
avatar for Alceu Bravo

Alceu Bravo

Consultor, Bravo&Co
Alceu Bravo is a Board Member of Agile Alliance Brazil and works as a consultant, helping clients to build digital business based on Agile principles and practices. He has 40+ years of executive and software professional history in technology and service companies and has worked... Read More →



Thursday October 4, 2018 11:00 - 12:00
Amoreira I

12:00

Precisamos ter “Skin in the Game” para gerarmos melhores resultados!
Limited Capacity seats available

Agora mais uma buzzword apareceu como fruto do mais novo livro do Nassim Taleb : “ Skin in the game “ . Mas isso não já existia anteriormente? - O que é de fato Skin the game ? - Quem precisa ter ? - Se eu não tiver Skin the game o que acontece? -Skin the game potencializa os resultados do meu trabalho? - Questionaremos o Skin in the game de alguns pápeis como agile coach, Scrum Master, PO, Consultor, Trainer e a importância ou não de possuir o polêmico Skin in the game.Coletamos a opinão de vários famosos agilistas sobre o assunto e queremos questionar dúvidar das verdades estabelecidas ! Topam o desafio? Vamos juntos !

Speakers
avatar for Ewerton Santos (Ton)

Ewerton Santos (Ton)

Enterprise Agile Coach & Trainer, Accenture
Especialista Agile/Lean para grandes organizações (scaled agile), estratégias de portfólio executivo, inovação e liderança criativa na concepção de produtos digitais em escala. Executivo na Accenture Latam, Trainer na Adaptworks, Program Consultant & Trainer Oficial pela... Read More →


Thursday October 4, 2018 12:00 - 13:00
Amoreira I

14:30

É possível mudar a cultura de uma organização?
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Baseado nas lições aprendidas da implementação de ágil em uma grande organização, a intenção é trazer a reflexão sobre mudança cultural: é preciso mudar a cultura para mudar as práticas, ou precisamos mudar as práticas para mudar a cultura? No ponto de vista do autor: cultura não se muda, não é como sair de uma casa para outra, cultura é construída, com base nas raízes e experiências de uma organização ou time, tijolo a tijolo. E no formato de sessão “Você está certo disso?”, abrir para a audiência poder comentar suas próprias experiências ou perguntas.


Thursday October 4, 2018 14:30 - 15:30
Amoreira I

15:30

Ágil é apenas uma expressão do Zeitgeist?
Limited Capacity seats available

A percepção é que o ágil está cada vez mais presente, muitas vezes além da TI. Ao pensar sobre isso, podemos ter a seguinte dúvida: como a agilidade está conectada com o espírito do nosso tempo? Quais características intelectuais e culturais do mundo atual são compartilhadas via manifesto e se transformam em ação nos nossos ambientes de trabalho? A proposta dessa sessão é trazer a reflexão do título para um grande grupo e tentar respondê-la coletivamente, através de algumas reflexões no âmbito da futurologia e análise de tendências. Essa sessão tem como objetivo estimular o pensamento crítico e criativo dos presentes para identificar onde estamos e para onde (provavelmente) estamos indo como movimento.

Speakers
avatar for Émerson Hernandez

Émerson Hernandez

GA, Globo.com
Emerson Hernandez is in Porto Alegre (Brazil), working as an IT Manager and Agile Coach at Globo.com and Lecturer at Uniritter. He has been working with software development teams, on public and private sectors, both nationally and abroad. He believes in emergent solutions to a everyday... Read More →



Thursday October 4, 2018 15:30 - 16:30
Amoreira I
 
Friday, October 5
 

10:00

Ninja, certificado em tudo, faixa preta no agile e o cliente insatisfeito: O que há de errado?
Limited Capacity seats available

Longas titulações, conhecimento em diferentes frameworks ágeis, certificações infinitas e nenhuma experiência na operação. São skills suficientes para promover uma mudança cultural? Como assessments indicam alto nível de maturidade da equipe e ao mesmo tempo o NPS indica uma insatisfação do cliente? O que há de errado: Processo, foco, skills?O objetivo desta palestra é discutir com o público o que realmente é importante para promover uma mudança cultural com resultados.


Friday October 5, 2018 10:00 - 11:00
Amoreira I

11:00

Ambiente seguro: seguro pra quem?
Limited Capacity seats available

Um dos primeiros passos para promover um ambiente mais diverso é reduzir o número de agressões a pessoas que pertençam a minorias, um *espaço seguro* para essas pessoas! Parece simples, certo? Não é!Venha fazer parte dessa discussão sobre a segurança dos espaços e aprender com as experiências e vivências de participantes!


Friday October 5, 2018 11:00 - 12:00
Amoreira I