Loading…
Agile Brazil 2018 has ended
Avisos importantes podem aparecer aqui: fique ligado!

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Apresentação [clear filter]
Wednesday, October 3
 

11:30

Antipadrões para Histórias de Usuário: o que evitar
Limited Capacity filling up

História de usuário (ou “user story”) é uma forma de capturar os requisitos e direcionar o processo de planejamento para a entrega iterativa e incremental de software. As histórias deveriam seguir o acrônimo INVEST (Independente, Negociável, Valiosa para o cliente ou usuário, Estimável, Pequena (“Small” em inglês) e Testável) de Bill Wake. Mas existem os chamados “User Story Smells”, um termo criado por Mike Cohn, que descreve os antipadrões para as boas histórias. Venha conhecer os padrões de erros que os times empregam ao escrever as histórias! Por meio de uma revisão na literatura (além dos apresentados pelo Mike Cohn em seu livro “User Stories Applied”), e da experiência do próprio autor dessa apresentação, são discutidos por meio de exemplos os principais erros e como evitá-los.

Speakers
avatar for Frederico Oliveira

Frederico Oliveira

Coordenador de Projetos, SIDI (SAMSUNG Instituto de Desenvolvimento para Informática)
Graduado e mestre em Engenharia de Computação, também com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Software. Possui as certificações OCA Java 7, Scrum Master (SCM) e Management 3.0. Foi palestrante na Agile Conference 2015 em Washington/EUA, além nos eventos... Read More →


Wednesday October 3, 2018 11:30 - 12:00
Amoreira II

11:30

Juntando a Arquitetura de Software com Design Thinking
Limited Capacity filling up

Para produtos de software inovadores, Design Thinking tem se mostrado uma técnica valiosa para construir algo que encante seus usuários e surpreenda a indústria. A participação dos engenheiros de software nas sessões de Design Thinking pode ser expandida para que eles obtenham conhecimento a partir desta técnica.Este conhecimento adquirido é a partida para a elaboração de uma arquitetura emergente, um problema conhecido na comunidade ágil: quando começar a arquitetura? como começar? qual o andamento para que a arquitetura evolua junto com a evolução do seu produto?Exploraremos como a arquitetura do seu software pode ser iniciada junto com a concepção do seu produto e beneficiar-se do Design Thinking e seus artefatos.

Speakers
avatar for SERGIO RODRIGUES GIRALDO

SERGIO RODRIGUES GIRALDO

Líder de Data Science, PagSeguro


Wednesday October 3, 2018 11:30 - 12:00
Carvalho II

12:00

Uma tribo, doze squads e dois Agile Coaches. Um case do LuizaLabs
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Durante o crescimento do Luiza Labs (de 75 para 500 pessoas), a estrutura mudou para Tribos, Alianças, Squads e etc. Mas apenas a estrutura não é o suficiente. Entenda como os Agile Coaches participam na trajetória de transformação das Squads em times de alta performance. E em específico, sobre a estratégia utilizada para escalar ágil em uma tribo com 12 squads e apenas 2 Agiles Coaches.

Speakers
avatar for Sony Maia

Sony Maia

Agilista, LuizaLabs
Formado em Ciência da Computação e Pós graduado em Gestão de Projetos.Entrei como Scrum Master no LuizaLabs(Laboratório de tecnologia do Magazine Luiza) e vivenciei seu crescimento e transformação onde passamos de 70 pessoas para mais de 500 pessoas e isso tudo em menos de... Read More →



Wednesday October 3, 2018 12:00 - 12:30
Carvalho I

12:00

O Modelo "Full Stack Agile Business Analysis" na Transformação Organizacional
Limited Capacity seats available

O modelo "Full Stack Agile Business Analysis" foi concebido para demonstrar à alta gestão das grandes empresas os impactos da transformação ágil nos pilares de Gestão, Cultura e Liderança Organizacional, a partir de uma visão sistêmica que interrelaciona as perspectivas de Clientes, Negócios, Produtos, Processos e Pessoas, com os horizontes de planejamento da Execução, Iniciativas e Estratégia. Esta palestra irá apresentar os conceitos, princípios e interrelações do modelo, dando subsídios para os líderes de transformações ágeis acelerarem a conquista de seus resultados ou desenvolverem novas competências para os seus desafios.

Speakers
avatar for Luiz Claudio Parzianello

Luiz Claudio Parzianello

Founder and CEO, Surya Digital
Surya Digital is a onsulting and training company focused on accelerating business results based on Lean, Agile and Exponential approaches. I founded it in 2001 and adopted Agile as our mindset in 2002. I'm proud to be one the the first brazilian guys who spread the Agile values and... Read More →


Wednesday October 3, 2018 12:00 - 13:00
Auditório Jequitibá

14:30

Como 4 Agile Coaches trabalham em uma Transformação Ágil
Limited Capacity seats available

Ajudar uma instituição financeira, cheia de vícios e burocracias em uma transformação ágil não é fácil. Mesmo com 4 Agile Coaches dentro da organização nos vimos sem foco. A forma de organização, focos e modelo de atuação de cada Agile Coach dentro da organização tem sido um dos pontos-chave no sucesso da transformação que estamos vivendo.Foram muitos experimentos até chegarmos ao modelo que temos hoje, e queremos compartilhar esta experiência com você!

Speakers
avatar for Elias Nogueira

Elias Nogueira

Agile Coach & Trainer, Sicredi
Eu ajudo pessoas e empresas a aumentarem a qualidade de seus softwares para que eles possam ter menores índices de defeitos e perdas financeiras. É Agile Coach no Sicredi e QA Engineer e Trainer independente. Também é Professor de Pós Graduação na Unisinos/RS. Colabora em... Read More →



Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Auditório Jequitibá

14:30

Lidando com disfunções de equipes com práticas de coaching.
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Ao liderar equipes de desenvolvimento de produtos digitais por vários anos, lidá-se constantemente com disfunções como as 5 citadas por Patrick Lencioni no livro “Os 5 desafios das equipes” que impactam diretamente no potencial individual e coletivo dos trabalhadores do conhecimento. Ao vivenciar as reais dificuldades encontradas no dia a dia, identifica-se no Processo de Coaching, suas práticas e ferramentas, uma excelente alternativa para atuar de forma mais humana, entendendo gatilhos que despertam essas disfunções e como trabalhar as mesmas individualmente e coletivamente. O objetivo nessa talk é falar como o processo de coaching vem nos ajudando nesse desafio de atuar em cada uma das disfunções citadas por Patrick.



Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Carvalho I

14:30

Prefeitura Ágil!
Limited Capacity seats available

Como adotar uma abordagem Lean e colaborativa em um ambiente de natureza restritiva como um órgão público municipal? Em 2015 iniciamos em nossa área de desenvolvimento de sistemas essa incrível jornada, utilizando estratégias pouco convencionais a esse ambiente, como a criação de sala uma especial para propagação cultural, e conseguimos mudar como os “clientes internos” nos enxergavam, melhorando nosso êxito em projetos desenvolvidos, mudando mindsets e através de resultados vencemos resistências culturais. Com essa melhora estamos realizando uma expansão da cultura ágil para áreas fora de TI.

Speakers

Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Amoreira II

15:30

Lições aprendidas com o Fluxo Unificado
Limited Capacity seats available

O Fluxo Unificado é um modelo de fluxo de desenvolvimento onde todos os projetos passam por um mesmo processo e são atendidos por uma única equipe. Em mais de dois anos de aplicação do Fluxo Unificado, muitos novos métodos foram criados e muitas lições foram aprendidas na otimização de resultados, ajudando quem tem a necessidade de atender a diferentes projetos de diferentes tipos e tamanhos, priorizando a alocação de recursos para os projetos mais importantes.Venha aprender nas trincheiras o modelo que ajuda muitas equipes no Brasil a reduzir a variabilidade do processo e possibilita uma gestão de portfólio enxuta.

Speakers
avatar for Rafael Caceres

Rafael Caceres

CEO, Taller



Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:30
Auditório Jequitibá

16:00

Evoluindo times ágeis utilizando Kanban (Uma visão em três dimensões)
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Essa palestra apresentará o case que estamos aplicando na Senior Sistemas na evolução do uso do Scrum para Kanban em 15 times de desenvolvimento envolvendo aproximadamente 100 pessoas, sem grandes rupturas, sem traumas, embasado em métricas, STATIK, evolução através de experimentação e criando uma visão integrada da gestão do produto e das equipes envolvidas.Apresentaremos acertos e falhas, maneiras de evoluir a cultura das equipes e ajudando os gestores da organização a utilizar o Kanban como uma poderosa ferramenta de gestão para atingir grandes resultados.Nosso proposito a apresentar ideias e praticas que podem ser aplicadas no dia seguinte, sem magicas, sem soluções milagrosas.


Wednesday October 3, 2018 16:00 - 16:30
Carvalho II

17:00

Profissional Mediano e Gestão 3.0
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Que tipo de profissional você é ou pretende ser? E a sua carreira, é sustentável? Qual o seu nível de empregabilidade? E como gestor, sua equipe é de alto desempenho?O objetivo dessa palestra é inspirá-lo na busca por essas respostas e também incentivá-lo em ações para corrigir a rota. Essa palestra fala sobre carreira e gestão, traz de forma sarcástica cinco características de um profissional medíocre (ou mediano).Seja um profissional de sucesso! Não posso garantir, mas posso ajudar a mostrar o caminho.

Speakers

Wednesday October 3, 2018 17:00 - 17:30
Carvalho II

17:30

Como reestruturamos a definição dos cargos para suportar profissionais T-Shaped e gestão horizontal
Limited Capacity filling up

Cada vez mais as organizações estão descobrindo a versatilidade de formar times com profissionais T-Shaped: pessoas que mesmo tendo uma área de especialização, também possuem as competências necessárias para assumir diferentes responsabilidades.Nessa palestra vou explicar porque profissionais assim trabalham de forma mais colaborativa, formando times mais capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e de entregar em ciclos cada vez mais curtos.Além disso, como muitas dúvidas surgem na hora de adaptar a definição dos cargos e dos planos de carreira para suportar tal flexibilidade, vou também mostrar como resolvemos isso na Softplan através da descrição de cargos, e como esse modelo foi aplicado pelos próprios times de forma horizontal no enquadramento das pessoas.

Speakers
avatar for Lucas Duarte Silveira

Lucas Duarte Silveira

Desenvolvedor de Software, Softplan



Wednesday October 3, 2018 17:30 - 18:00
Carvalho II

18:00

A estrutura do time perfeito
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Você está insatisfeito com atual estrutura da área de desenvolvimento de software da sua empresa? Está em busca de uma estrutura que traga mais produtividade, resultados? Se a resposta for sim, em geral a próxima dúvida é: Por onde começo? Utilizando estrutura estilo Spotify, com squads e tribos, dando autonomia para os times? Utilizando algum framework mais preditivo, estilo SAFe? Fazendo benchmark com empresas que tiveram ou estão tendo sucesso e não reinventar a roda? Organizando os times ao redor da estratégia?Se você tem essas dúvidas, nós podemos ajudar você. Nessa palestra vamos trazer dicas de como definir a melhor estrutura da área de produto da sua empresa, com base em experiência prática que vivemos nos últimos anos.

Speakers
avatar for Cleiton Mafra (Caco)

Cleiton Mafra (Caco)

Enterprise Agile Coach, Resultados Digitais
Como Enterprise Agile Coach ajuda os times da Resultados Digitais a terem sucesso e resultados de longo prazo. Possui 15 anos de experiência em diferentes cenários, desde startups até grandes empresas e já ajudou mais de 60 times a caminhar rumo a alta performance. É especialista... Read More →
avatar for Victor Hugo Bernardo

Victor Hugo Bernardo

Engineering Manager, Resultados Digitais
Apaixonado pela arte de Desenvolvimento de Software, são 17 anos de experiência, 10 anos como Desenvolvedor e os últimos anos liderando equipes de Desenvolvimento de Software. Especialista na formação de equipes de Desenvolvimento de Software de alta performance, desde a identificação... Read More →



Wednesday October 3, 2018 18:00 - 19:00
Amoreira I

18:30

A influência da maturidade individual no exercício da autonomia
Limited Capacity filling up

Embora 75% dos projetos utilizem algum processo ágil em seu desenvolvimento, menos que 50% deles vão realmente perceber os efeitos desse uso. A razão para isso está no fato de que a Agilidade tem como premissa a mudança cultural da organização.Autonomia é um pilar essencial para as práticas ágeis e times autônomos. Compreender este e outros aspectos individuais já se provou ponto importante dentro do contexto das práticas ágeis.A maturidade é uma característica individual, que media a autonomia e a capacidade de se responsabilizar pelo resultado da tarefa.Compreender como essa tríade se relaciona com as práticas ágeis é fundamental para conseguir manter os times funcionais.

Speakers
avatar for Diego Centeno

Diego Centeno

Agile Project Manager, Thoughtworks



Wednesday October 3, 2018 18:30 - 19:00
Carvalho I

18:30

Como sustentar a transformação ágil envolvendo várias empresas e times de trabalho!
Limited Capacity seats available

Muito se fala em como começar a transformação ágil, mas pouco se fala como manter a agilidade! Quero conversar com vocês e contar um pouco sobre o desenvolvimento deste processo – transformação e sustentação da agilidade - na prática.Nesta palestra, conversaremos sobre como levar a agilidade para as empresas, sustentada numa experiência de transformação de 32 times na Senior Sistemas. Assuntos que discutiremos: processo de comunicação, métricas utilizadas e engajamento e resultados da jornada ágil nas equipes envolvidas. Além das principais dificuldades encontradas neste caminho, fornecendo dicas valiosas!Por fim, falaremos sobre os próximos passos para o futuro.

Speakers
avatar for Mauricio Correa

Mauricio Correa

Agile Coach, Senior Sistemas
Trabalho há mais de 20 anos em empresas de tecnologia. Formado em Administração de Empresas e Direito. Especializações de tecnologia de informação pela FGV e Gerenciamento de Projetos. Atuo no acompanhamento e gerenciamento de projetos ágeis que envolvem equipes de alta performance... Read More →


Wednesday October 3, 2018 18:30 - 19:00
Carvalho II
 
Thursday, October 4
 

11:00

Pull Requests e Isolamento Contínuo
Limited Capacity seats available

Poucos acontecimentos recentes impactaram o ciclo de desenvolvimento de software tanto quando o surgimento e popularização do GitHub. Pull requests são uma ótima ferramenta de colaboração para projetos de código aberto, onde os times são distribuídos e qualquer pessoa pode contribuir. Porém, mais e mais organizações têm adotado esse processo como parte do dia-a-dia de times de desenvolvimento profissionais, onde essas prática tem sérias desvantagens.Nessa sessão, vamos falar sobre integração contínua, como branches e pull requests entram em conflito com essa prática, e vamos explorar formas de colaboração mais efetivas para times profissionais.

Speakers
avatar for Ayrton Araújo

Ayrton Araújo

DevOps Coach & Trainer, Knowledge21
avatar for Rafael Petry

Rafael Petry

Senior Software Engineer, VTS
Rafael é desenvolvedor de software, e há mais de oito anos trabalha com times ágeis desempenhando uma série de papéis, incluindo líder técnico e agile coach. Atualmente, trabalha em Nova York na VTS, desenvolvendo software para o mercado imobiliário comercial. Antes disso... Read More →



Thursday October 4, 2018 11:00 - 12:00
Carvalho II

14:30

Como estamos nos movendo em direção às Organizações Ágeis do futuro
Limited Capacity filling up

Temos visto a agilidade crescendo em muitos setores fora da TI. Conhecemos casos nas áreas de saúde, recrutamento, educação, militar, usinas nucleares e há até um Agile Marketing Manifesto.Esse é um sinal claro de que a agilidade demonstrou algum sucesso em sua adoção na TI e agora se tornou mainstream, sendo parte de conversas entre executivos. Mas este fato levanta algumas questões:* Estamos realmente falando de agilidade ou trata-se de um uso abusivo da palavra?* Como isso impacta as organizações e para o que devemos estar preparados nos próximos anos?* O que aprendemos com nossas experiências de Agile além da TI?* Quais são os próximos passos para as futuras organizações ágeis?Essas são algumas discussões que gostaríamos de trazer nessa apresentação.

Speakers
avatar for André Nascimento

André Nascimento

Digital Manager / Agilist, McKinsey Digital Labs
Sou um desenvolvedor apaixonado de software há uns 13 anos. Acho que é a melhor definição para que eu faço. Como desenvolvedor, já passei por todas as posições de gestão em médias e grandes de empresas, de gerente de projeto a CTO / COO. Nos últimos mais de 8 anos... Read More →
avatar for Renato Willi

Renato Willi

Enterprise Agile Coach / Digital Expert, McKinsey Digital Labs


Thursday October 4, 2018 14:30 - 15:30
Carvalho I

15:30

Como lidar com a síndrome do cobertor curto na priorização do roadmap
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Como construir um planejamento de produto de longo prazo em um ambiente com recursos limitados e múltiplas demandas, dentro de uma empresa de produto, de forma a satisfazer os cliente, manter débitos técnicos sob controle e escalar adequadamente.


Thursday October 4, 2018 15:30 - 16:30
Carvalho I
 
Friday, October 5
 

09:30

Estrutura de times focadas na jornada do cliente ao invés de Squads e Tribos
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Dificilmente uma estrutura que você sabe que deu certo, ou que é amplamente divulgada como uma ótima escolha, é eficiente para atender outras organizações ou produtos específicos. Isso porque estruturas organizacionais são dificilmente algo que pode ser replicado sem levar em conta o contexto e os motivos que a fizeram dela um fator de sucesso.Iremos mostrar para vocês porque tivemos que sair da estrutura de tribos e guildas (modelo de times do Spotify) e migrar para um modelo de times ligado diretamente ao impacto na jornada de cliente.

Speakers
avatar for Diego Centeno

Diego Centeno

Agile Project Manager, Thoughtworks



Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Carvalho I

09:30

Pirâmide de testes invertida - lições aprendidas
Limited Capacity filling up

Oferecer um produto com qualidade é o desejo de muitos projetos de software. No entanto, durante a jornada para atingir esse objetivo, muitos times acabam em um anti padrão comumente chamado de pirâmide de testes invertida ou cone de sorvete. Estes são inversamente proporcionais aos sugeridos pela tradicional pirâmide de testes.Nessa palestra, vamos conversar sobre uma experiência incrível de *insucesso*! Isso mesmo, caímos nas armadilhas dos anti-padrões e não conseguimos integrar tão bem as equipes de desenvolvimento e negócios. Mas aprendemos muito com todo o processo e amadurecemos bastante como profissionais e como time.

Speakers


Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Amoreira III

09:30

Teoria das restrições no desenvolvimento ágil de software
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Os princípios da Teoria das Restrições são a base para o desenvolvimento ágil de software. "O que está nos impedindo de entregar mais rápido e com mais qualidade?" é um questionamento que a teoria traz e que deve ser utilizado para a entrega de software num processo de melhora contínua.É fato que, na implantação de frameworks de agilidade em times de desenvolvimento de software, existe uma tendência de esquecermos os valores que regem os mesmos. Resgataremos as bases da metodologia ágil com a Teoria da Restrições apresentada por Eliyahu M. Goldratt.Utilizando o método socrático, nessa palestra iremos questionar nossas decisões do dia-a-dia e como elas podem estar ajudando ou dificultando a entrega de valor e a consequente busca por nossas metas no desenvolvimenot ágila de software.


Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Carvalho III

10:00

Cultura de feedbacks - Expandindo de um Squad para a organização de maneira orgânica
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Neste case, explicaremos sobre como desenvolvemos uma cultura de feedbacks dentro de um Squad que influenciou toda a organização do Labs de maneira orgânica. Ou seja, naturalmente os times foram absorvendo e adotando a mesma técnica. Como foram os primeiros passos, desafios, relação com o RH e valores da empresa, divulgação e evolução do formato? Explicaremos passo a passo como tudo aconteceu.

Speakers
avatar for Leandro Mattoso

Leandro Mattoso

Gestor de Tecnologia, Globo.com
Um profissional apaixonado, atuando com desenvolvimento web desde 1998 e atualmente focado em elevar os resultados das equipes de desenvolvimento através dos conceitos e técnicas de Gestão 3.0, Coaching, Lean e Agile.



Friday October 5, 2018 10:00 - 11:00
Carvalho I

10:00

Leadership Mindset Anti-Patterns
Limited Capacity seats available

O principal segredo de uma transformação ágil está em transformar o mindset das lideranças, fazer com que cada um deles sejam não somente replicadores, mas catalizadores de uma transformação da cultura dentro empresa.Com a atual tendência do mercado para transformação digital, métodos ágeis são empurrados pela camada executiva, de forma que todos na organização suportem a iniciativa.Porém algumas vezes o mindset ágil entra em conflito com o mindset da liderança, tando na média gestão como na alta gestão.Neste palestras vamos explorar um pouco quais são estes conflitos, de forma que você possa reconhecer quando esta nesta situação.

Speakers


Friday October 5, 2018 10:00 - 11:00
Auditório Jequitibá

10:00

Work in Progress: o Atual Estado de uma Transformação Ágil
Limited Capacity seats available

Em meados de 2014 uma instituição financeira centenária começou um movimento transformador relacionado ao mindset ágil. Hoje, três anos e meio depois, queremos compartilhar com a comunidade nossa realidade, apresentando com bastante transparência erros e acertos, que nos levaram a reflexões e aprendizados.

Speakers
avatar for Rodrigo Lerias Caitano

Rodrigo Lerias Caitano

Agile Coach, Sicredi
Tenho 18 anos de experiência em projetos e produtos digitais. Venhotendo contato com a agilidade desde 2007, atuando como P.O por 6 anos participando da concepção de produtos em empresas financeiras e de inovação, neste momento trabalho na transformação ágil do Sicredi no... Read More →
avatar for Émerson Hernandez

Émerson Hernandez

GA, Globo.com
Emerson Hernandez is in Porto Alegre (Brazil), working as an IT Manager and Agile Coach at Globo.com and Lecturer at Uniritter. He has been working with software development teams, on public and private sectors, both nationally and abroad. He believes in emergent solutions to a everyday... Read More →



Friday October 5, 2018 10:00 - 11:00
Amoreira II

11:00

Microservices for Agility: "The PagSeguro Story"
Limited Capacity seats available

As systems become more complex, teams can be burdened with technical debt and other architectural challenges which slows down development, ultimately not being as agile and as nimble as desired. Therefore, it is important to address both people skills and technical skills. This talk will present technical, cultural and procedural challenges that PagSeguro has had over the last few years. We will present how the proper application of the Microservices architectural style along with other agile practices allowed PagSeguro teams to evolve systems reliably and at a good pace, maintaining the overall goals of agility during a rapid growth period over the last few years.


Friday October 5, 2018 11:00 - 12:00
Auditório Jequitibá

13:30

Frontend ágil
Limited Capacity seats available

Quando pensamos em frontend, nem sempre pensamos em desenvolvimento ágil. E cada vez vamos gerar menos HTML dinâmico no servidor e transferir as preocupações de tornar a web app dinâmica para o navegador, com muito JavaScript e CSS.Diante dessa realidade, como ser ágil? Como testar o JavaScript? Dá pra usar TDD e BDD? Como refatorar? Como trabalhar com integração contínua? Há impactos de produtividade? Como vencê-los? O que usar no backend, .NET, Python, Node.js? Quais padrões fazem sentido, MVC, MVR, MVVM? Como trabalhar com front e DevOps?Apesar de o mundo estar sendo tomado por essas questões muito recentemente, elas tem resposta. Essa sessão te apresentará muitas delas e te encaminhará para a busca das outras por si próprio. E já adianto: é possível ser ágil aqui também.

Speakers
avatar for Giovanni Bassi

Giovanni Bassi

CSA, Lambda3
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, pai, filho, escalador, ciclista, quebrador de status quo, Microsoft MVP. Escreve artigos, fundou o .Net Architects, mantém o podcast Tecnoretórica, um blog e muitos projetos no Github. Você o acha no twitter @giovannibassi. É agilista, e trouxe... Read More →


Friday October 5, 2018 13:30 - 14:30
Amoreira II

13:30

Temos pouco orçamento e o prazo é exíguo, vamos construir um MVP? #SQN
Limited Capacity seats available

O termo MVP (Produto Mínimo Viável) foi disseminado pela abordagem Lean Startup e tem sido muito utilizado pelos times ágeis, muitas vezes desapercebidamente sem a mesma conotação originalmente proposta. Vamos analisar os impactos decorrentes destas diferentes interpretações, destacando que ao utilizarmos o mesmo nome para conceitos diferentes perdemos eficiência e eficácia, ao mesmo tempo em que geramos dificuldades para adoção de novas práticas. O objetivo desta apresentação é revisitar o conceito de Produto Mínimo Viável como proposto originalmente e explorar sua potencialidade para uso por times ágeis através de casos práticos de uso. Também serão apresentados casos em que o conceito foi mal aplicado, explorando as lições aprendidas decorrentes.

Speakers
avatar for Eduardo Meira Peres

Eduardo Meira Peres

Diretor, DBServer
Sou líder da unidade Inovação e da unidade Pessoas e Cultura da DBServer, empresa que ajudei a criar há mais de 25 anos, e além de trabalhar eu dou aula na Escola Politécnica da PUCRS. :-)Estudo sapateado, minha terapia é cozinhar e adoro compartilhar experiências. Juntar... Read More →



Friday October 5, 2018 13:30 - 14:30
Auditório Jequitibá

14:30

"Foque no que tem valor!": Um Overview de Técnicas Ágeis para priorização de Requisitos em grupo
Limited Capacity filling up

Quando se fala em métodos ágeis sempre ouvimos "Foque primeiro no que tem valor", “Planeje o MVP”, ou então "Jogue para o topo do Backlog o que gera mais ROI", dentre outras frases que fazem sentido quando lemos os valores e princípios do Manifesto Ágil, por exemplo: "Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado".Blz, mas como faço isso na prática quando o ambiente é de multistakeholder?Esta talk tem como objetivo apresentar um overview de técnicas que ajudem a Equipe e Partes Interessadas a realizarem a priorização dos requisitos de um produto de software de forma colaborativa e sob o guarda-chuva do Mindset Ágil.

Speakers
avatar for Bruno Corrêa

Bruno Corrêa

SQA Leader, Ministério Público do Pará



Friday October 5, 2018 14:30 - 15:00
Amoreira I

14:30

Como ser gerente de projetos em uma equipe auto-organizável?
Limited Capacity filling up

Atualmente times são cada vez mais autônomos e auto-organizáveis, mas o papel do gerente de projeto ainda é necessário, independente do modelo de organização do time. Nesse contexto, a pessoa gerente de projetos é responsável pela criação de um ambiente que permita ao time atingir os objetivos do projeto. Um time pode passar por diferentes momentos que influenciam no nível de colaboração e, para que o ambiente funcione, é necessário que exista empatia, respeito, confiança, liberdade, diálogo, sinergia e compartilhamento. A missão do gerente de projetos neste ambiente é servir! Nosso objetivo nesta palestra é conversar sobre quais competências o gerente de projetos deve desenvolver em seu perfil e práticas de gestão que podem ser aplicadas para trabalhar com times auto-gerenciáveis.

Speakers
avatar for Kenedy Araujo

Kenedy Araujo

Lead Project Manager, ThoughtWorks
Mestre em Computação Aplicada pela UFF. No mercado a mais de 30 anos atuando em projetos de desenvolvimento de software e TI, é consultor na ThoughtWorks Recife, atuando como Gerente de Projetos, tendo atuado anteriormente em start ups de tecnologia e como voluntário em organizações... Read More →



Friday October 5, 2018 14:30 - 15:30
Carvalho I