Loading…
Agile Brazil 2018 has ended
Avisos importantes podem aparecer aqui: fique ligado!

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Apresentação [clear filter]
Wednesday, October 3
 

11:00

Maturidade em Entrega Contínua
Limited Capacity seats available

Nesta palestra, vamos falar sobre como fazer uma avaliação que reflita a maturidade de um time para realizar entregas continuamente. Vamos discutir sobre os critérios que influenciam no processo de entrega contínua e exemplificar cada estágio dos níveis de maturidade. Se seu time está com problemas para realizar entregas e não sabe por onde começar, venha conversar conosco para entender como avaliar em que nível de maturidade o seu time está e ainda descobrir algumas dicas de como te tirar do sufoco.


Wednesday October 3, 2018 11:00 - 11:30
Carvalho II

11:00

Motivação 3.0 na prática: inspirando colaboradores com uma cultura humanizada
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Comumente, a obra de Daniel Pink é citada para abordar as “falhas do nosso sistema de recompensa e punição”, mas como isso se aplica no dia a dia?O mindset ágil combinado a uma estrutura horizontal nos trouxe uma conquista valiosa - uma cultura de confiança e autonomia, gerando mais inovação e produtividade. Cinco vezes ganhadora do prêmio Great Place to work, mostraremos como “Motivação 3.0” é aplicado na prática.


Wednesday October 3, 2018 11:00 - 12:00
Carvalho I

12:00

A jornada do Agile Coach: O início, o fim e o meio
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Nesta sessão vamos apresentar um compilado dos insights que tivemos em nossas jornadas profissionais como Agile Coaches. A ideia é trazer algumas dicas que gostaríamos de ter ouvido no início desse caminho, falar um pouco sobre o nosso momento atual, nossos desafios como profissionais e explorar novas e desafiantes possibilidades para o futuro. Faremos isso de forma que você consiga se conectar com as situações e contextos que vivenciamos e possa extrair seus próprios insights para reflexão.

Speakers
avatar for Mariana Graf

Mariana Graf

Gestão em Agilidade Organizacional, PagSeguro
avatar for Thiago Soares

Thiago Soares

Agile Coach, Youse Seguros
Thiago Soares is an Agile Coach with focus on agile transformation/adoption, he has 15 years of experience within the technology industry and has been learning from agility for the last 6 years. He is still a young Padawan when it comes to community engagement, however, he seeks to... Read More →


Wednesday October 3, 2018 12:00 - 13:00
Amoreira II

12:00

Sendo ágil com Git
Limited Capacity seats available

O Git é sem dúvida uma das ferramentas que mais tem potencial de impactar o trabalho da pessoas desenvolvedora de software – desde que ela o conheça bem. Um conhecimento superficial do Git fará com que a pessoa o utilize de forma parecida com que ele usava o Subversion, por exemplo, deixando passar diversas oportunidades.Nessa sessão veremos como o Git pode deixar a programação mais ágil, vamos tirá-lo de uma posição de ferramenta de apoio para levá-lo a um protagonismo no workflow de programação, sendo menos importante somente que a escrita do código em si e suas técnicas.Veremos como usar o Git como instrumento de comunicação do time, além de técnicas que permitem a pessoa foque no código em vez de focar no versionador.

Speakers
avatar for Giovanni Bassi

Giovanni Bassi

CSA, Lambda3
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, pai, filho, escalador, ciclista, quebrador de status quo, Microsoft MVP. Escreve artigos, fundou o .Net Architects, mantém o podcast Tecnoretórica, um blog e muitos projetos no Github. Você o acha no twitter @giovannibassi. É agilista, e trouxe... Read More →



Wednesday October 3, 2018 12:00 - 13:00
Carvalho II

15:30

Forecasting 101 - Criando previsões da sua entrega sem muito esforço
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Forecasting de entrega de software as vezes parece coisa de outro mundo com cálculos matemáticos absurdos mas não precisa ser. Existem maneiras simples usando poucos dados que podem te ajudar a criar uma previsão de entrega do seu software. Esta são os primeiros passos para o conceito de forecasting.

Speakers
avatar for Danilo Garcia

Danilo Garcia

Agile Coach, Objective
Há 10 anos trabalha com desenvolvimento de software.Atua como Agile Coach ajudando as empresas a modernizarem a gestão com métodos ágeis como Scrum, Kanban e Gestão 3.0.Como trainer dos métodos Scrum e Kanban, realiza treinamentos voltados para o aprendizado experimental com... Read More →


Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:00
Amoreira II

15:30

Virei Scrum Master, e agora?
Limited Capacity seats available

Em processos de "Transformação Ágil" onde a abordagem escolhida é o Scrum, as pessoas são convidadas a assumirem novos papéis relacionados à esse framework. Quero apresentar para vocês, os principais desafios na mudança de carreira, quais os primeiros passos importantes que devem ser realizados, principais erros e vacilos e como evoluir na jornada como Scrum Master.

Speakers


Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:00
Carvalho II

16:00

Começando com o Kanban em uma equipe de inovação
Limited Capacity filling up

Vemos muito sobre agilidade em desenvolvimento, mas e quanto a área de inovação? Como priorizar, organizar e medir a efetividade dessas ações? Essa apresentação tem como objetivo falar da experiência de adoção do Kanban em um time de inovação.

Speakers

Wednesday October 3, 2018 16:00 - 16:30
Amoreira II

17:00

Como fomentar aprendizado de práticas ágeis na sala de aula?
Limited Capacity seats available

Garantir o aprendizado de práticas e valores ágeis de forma simples e efetiva é um desafio constante em cursos e graduações relacionadas à tecnologia. Será possível fazer um “merge” entre teoria e prática na sala de aula? E se houver conflitos nesse processo, como adaptar-se as mudanças sem perder o foco no que há de maior valor nesse contexto, o aprendizado? 

Ivan Valença leciona e aplica agilidade em suas turmas de Ciência da Computação na Faculdade Nova Roma em Recife. Já Thaiane Braga se apaixonou por esse tema contribuindo com Software Livre durante o curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília. Ambas compartilharão da suas experiências e trarão questionamentos e desafios comuns nesses cenários de aprendizagem ágil.



Speakers
avatar for Thaiane Braga

Thaiane Braga

Consultora desenvolvedora, Thoughtworks
avatar for Ivna Valença de Oliveira

Ivna Valença de Oliveira

Analista de Qualidade, ThoughtWorks


Wednesday October 3, 2018 17:00 - 17:30
Amoreira II

17:30

UX Research em Times Ágeis
Limited Capacity seats available

É inegável que as empresas têm aderido com avidez frameworks ágeis para se manterem competitivas e liderar a transformação digital em seus produtos e/ou serviços. Apesar desse cenário, falta empenho no aumento de validações, testes e mensuração de sucesso. O resultado desse descasamento é a disseminação apenas de pesquisas informais e de 'guerrilha' como lugar comum para gerar aprendizado nas equipes ágeis. Nesta palestra, além de apresentarmos os benefícios dos testes com o usuário para entregar produtos de valor, vamos ampliar os exemplos de validação de hipóteses, conectando as técnicas de UX Research com aprendizagem contínua para as equipes multidisciplinares de diferentes maturidades.


Wednesday October 3, 2018 17:30 - 18:00
Amoreira II

18:00

Agilidade no jornalismo? É possível e estamos amando
Limited Capacity seats available

Sempre que ouvimos o termo "agilidade fora da TI" geralmente pensamos em equipes como RH e marketing. No máximo adoção de metologias ágeis em contextos fora do ambiente de trabalho - reformar uma casa, planejar um casamento, etc.Pois então vou lhes contar uma história. E como pede o bom jornalismo, este é o lead.Na palestra vou contar como foi descobrir a agilidade sendo jornalista, em que momento entendi o quanto as redações poderiam usar e se beneficiar dos conceitos, o que temos feito por aqui e quais os resultados.Então, se você tem interesse em entender mais sobre a adoção de metologias ágeis fora da TI ou mesmo aplicá-las, eis aqui a minha história para ajudar.



Wednesday October 3, 2018 18:00 - 18:30
Carvalho I

18:00

Como escalar o Merit Money?
Limited Capacity seats available

Se você quer fomentar o reconhecimento entre os colaboradores de sua empresa, conheça o Merit Money, a prática recomendada pelo management 3.0. Durante os últimos dois anos, acompanhamos experiências de Merit Money em empresas pequenas e grandes, incluindo não somente a área de tecnologia mas também outras, como administrativas, de marketing e jurídicas. Vimos experiências que deram certo e outras que não tanto. Vamos dividir um pouco das lições aprendidas com vocês - pois ajustes são necessários, principalmente para escalar!



Wednesday October 3, 2018 18:00 - 18:30
Carvalho II

18:00

Por que não priorizar acessibilidade em projetos ágeis?
Limited Capacity seats available

Desde 2015 trabalhamos em pesquisas na área de acessibilidade digital e um de nossos principais resultados foi o Guia de Acessibilidade. Desde então, temos presenciado várias situações em que os requisitos de acessibilidade não são priorizados nos projetos de desenvolvimento de software, principalmente em ambientes ágeis, devido a várias razões, como por exemplo, custo, conhecimento da equipe de desenvolvimento ou interesse dos clientes. Gostaríamos, então, de discutir com vocês como as práticas ágeis podem (ou não) influenciar nestas decisões.

Speakers
avatar for Fabiana Florentin

Fabiana Florentin

MS SW Developer, SIDI
Possui graduação em Análise de Sistemas (PUC), Pós-Graduação em Tecnologia da Informação Aplicada á Gestão Estratégica de Negócios (FGV) e certificações Scrum Master(ScrumAlliance), ProductOwner (ScrumAlliance). Trabalha no SIDI desde 2010.Atualmente é lider técnica... Read More →
avatar for Fernanda Pellegrini

Fernanda Pellegrini

Gerente de Desenvolvimento de Software, SIDI
Bacharel em Ciência da Computação pela UFSCar e Especialista em Engenharia de Software e Engenharia da Qualidade pela UNICAMP.Iniciou sua carreira profissional como estagiária na IBM, em 1998. Depois disso, trabalhou com desenvolvimento de software em empresas do setor de telecomunicações... Read More →



Wednesday October 3, 2018 18:00 - 19:00
Amoreira II
 
Thursday, October 4
 

12:00

Reduzindo falhas em seu projeto com Programação em Par e TDD
Limited Capacity seats available

Você irá descobrir como é possível reduzir falhas em seu projeto utilizando técnicas de Programação em Par e TDD em conjunto.Apresentaremos algumas sugestões de como praticá-las no dia a dia colhendo os melhores benefícios oferecidos por ambas.Quebraremos alguns mitos e lendas como por exemplo: Fazer os testes antes de desenvolver é complicado? Programar em par realmente utiliza o dobro de recursos?Testes eliminam totalmente os bugs?Times distribuídos podem programar em par? Quais são os custos reais de não aplicar estas técnicas?



Thursday October 4, 2018 12:00 - 12:30
Carvalho II

12:30

BDD - a chave para melhorar a comunicação entre stakeholders e entregar real valor aos clientes
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

O objetivo da palestra é demonstrar um case de desenvolvimento de um grande produto da Softplan com a utilização do BDD – Behavior Driven Development. Como propósito, o BDD visa agregar uma série de vantagens, como a melhoria de comunicação entre stakeholders, compartilhamento de conhecimentos, documentação e linguagem única e simplificada e proporcionar uma visão ponta a ponta. Na oportunidade, vou demonstrar como foi realizada a comunicação entre os stakeholders e como a utilização de uma linguagem única e simplificada foram os fatores críticos para o sucesso do desenvolvimento. Será feita a decomposição do BDD, demonstrando cenários desenvolvidos diretamente a partir da necessidade do cliente. Por fim, serão exibidos os benefícios e dificuldades em sua utilização.

Speakers
avatar for Allan Rett Ferreira

Allan Rett Ferreira

Analista de Negócios, Softplan



Thursday October 4, 2018 12:30 - 13:00
Carvalho II

15:30

Meu time não pensa na experiência do usuário!! E agora?
Limited Capacity seats available

Como seu time enxerga a experiencia do usuário no seu dia a dia? Reflita sobre esses cenários: - Seu time culpa o usuário pelo fracasso do seu projeto, produto ou serviço? - A experiência do usuário é de responsabilidade apenas dos designers? - O processo de criação é separado do processo de desenvolvimento? - Quando uma ideia aparece, o envolvimento de todos para entende-la é minimo? - Na hora do desespero, a última coisa em que seu time pensa é na experiência do usuário? Se você respondeu sim para esses cenários, receio que seu time não pensa nem um pouco na experiência do usuário. Nesta palestra você entenderá porque isso acontece e verá algumas de técnicas para fazer com que seu time comece a se importar mais com esse aspecto que faz a diferença em qualquer produto ou serviço.

Speakers

Thursday October 4, 2018 15:30 - 16:30
Auditório Jequitibá
 
Friday, October 5
 

09:30

Compartilhe uma paixão. Aprenda junto. Faça melhor. Repita!
Limited Capacity seats available

Toda organização precisa lidar diariamente com desafios. Uma maneira de enfrentá-los é promover espaço para aprendizado contínuo, reunindo regularmente pessoas que compartilham paixões ou preocupações por algo. Estas irão interagir e aprender como realizar atividades de forma melhorada.Esse conceito é conhecido como Comunidades de Prática (CoP).Nesta palestra, vamos conversar sobre conceitos, benefícios e desafios das Comunidades de Prática. Além disso, compartilharemos nossas experiências e dicas concretas obtidas a partir da liderança e participação em CoPs do CESAR. Isso, considerando os últimos 5 anos. Também exploraremos algumas das metodologias ativas de aprendizagem que utilizamos para apoiar as CoPs.

Speakers


Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Amoreira I

09:30

Utilizando um Baralho para Falarmos sobre Qualidade de Software
Limited Capacity seats available

É difícil conseguirmos um espaço para falarmos de qualidade, de forma natural, sem cobranças. Boa parte das pessoas ainda estão mudando o seu mindset de tradicional para ágil. E qualidade, em muitas empresas, ainda é vista como algo isolado do time ágil, que só pertence a algumas pessoas, muitas vezes chamadas de testadores.

Speakers
avatar for Ivna Valença de Oliveira

Ivna Valença de Oliveira

Analista de Qualidade, ThoughtWorks


Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Amoreira II

11:00

Como abrir sua própria Startup usando Metodologia Ágil
Limited Capacity seats available

Você sempre quis empreender mais não tem coragem ? Não acredita nas técnicas da Startup Enxuta?Nessa apresentação vou contar como utilizei os conceitos de Lean Startup, Design Thinking, Metodologias Ágeis e Growth Hacking para abrir uma loja de Estética Automotiva.Isso mesmo! Lavamos carros, fazemos polimentos e higienizações usando conceitos da área de TI.

Speakers
avatar for Roberta Genaio

Roberta Genaio

Agile Coach, Magazine Luiza


Friday October 5, 2018 11:00 - 11:30
Amoreira II

13:30

Trazer a segurança pra dentro do time - precisamos disso pra ontem!
Limited Capacity seats available

Episódios mais recentes de vazamentos de senhas, dados e vários outros incidentes de segurança têm sido causados muito mais exploração de vulnerabilidades originadas por falhas de programação do que por ataques a camadas de rede ou transporte. A questão que se coloca, então, é como tratar desses temas num time ágil, de forma que a segurança não seja um obstáculo.

Speakers
TP

Thiago Palma

Software Development Consultant, ThoughtWorks



Friday October 5, 2018 13:30 - 14:30
Amoreira I

14:30

Os desafios de desenvolver uma cultura ágil: eficiência, eficácia e economia
Limited Capacity seats available

Nesta sessão compartilharei com a audiência ferramentas aplicadas em equipes que atuam em contextos ágeis e que foram úteis para a criação de ambientes eficientes (fazer a coisa da forma certa), eficazes (fazer o que é importante para o negócio) e econômicos (fazer de uma maneira barata).

Speakers


Friday October 5, 2018 14:30 - 15:30
Auditório Jequitibá

14:30

Ser ou não ser autônomo? Não era para ser uma questão
Limited Capacity seats available

Ao longo da vida passamos por uma série de construções em casa, na escola e no trabalho que aos poucos vão tirando nossa habilidade de agir e pensar de uma maneira autônoma. Será que podemos dar autonomia de volta para as pessoas? Autonomia é algo que se dá? O que será que é autonomia? Como a falta dela impacta as nossas vidas e como será que podemos começar a desenvolver esse modelo mental de novo?

Speakers
avatar for Ayrton Araújo

Ayrton Araújo

DevOps Coach & Trainer, Knowledge21
avatar for Flavia Dias Ladeira

Flavia Dias Ladeira

Project Manager, Thoughtworks
Flavia Dias é Consultora na Thoughtworks à 3,5 anos, atua com o papel de Gerente de Projetos em Consultoria à 9 anos. Por formação é bióloga, com Mestrado e Doutorado em Genética e Evolução. Sua formação na área de biológicas e especialização em evolução permitiu... Read More →



Friday October 5, 2018 14:30 - 15:30
Amoreira II