Loading…
Agile Brazil 2018 has ended
Avisos importantes podem aparecer aqui: fique ligado!
View analytic

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Wednesday, October 3
 

08:45

Recepção e Credenciamento
Wednesday October 3, 2018 08:45 - 09:15
Hall de Acesso

09:15

Abertura
Limited Capacity seats available

Wednesday October 3, 2018 09:15 - 09:30
Auditório Jequitibá

09:30

10:30

Coffee Break
Wednesday October 3, 2018 10:30 - 11:00
Foyer Carvalho

10:30

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 10:30 - 11:00
Foyer Amoreira

11:00

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 11:00 - 11:30
Foyer Amoreira

11:00

Fluxo, Fit for Purpose (F4P), Kanban Maturity Model (KMM) e um Agile Coach à beira da morte
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Pense em um sistema crítico: Bolsa de valores de Nova York? Metrô de SP? Não. Nesta sessão vamos explorar um sistema que lida com algo muito mais crítico: a fronteira entre a vida e a morte.Após perder muito sangue, fui internado em caráter de emergência no Hospital das Clínicas (HC) e tive o “privilégio” de ver por dentro o fluxo de um dos maiores hospitais brasileiros.Como um sistema desse consegue dar vazão à sua alta demanda? O que podemos aprender com ele? Alguns dias na UTI foram suficientes para analisar, de certa forma, a maturidade do sistema (KMM), sua eficácia (F4P) e seu fluxo (ToC). *Confira os resultados desta análise pragmática, e como aplicá-los ao seu dia-a-dia, sem precisar, para isso, “desfrutar dos serviços oferecidos pelo hospital”*.



Wednesday October 3, 2018 11:00 - 11:30
Amoreira II

11:00

Maturidade em Entrega Contínua
Limited Capacity seats available

Nesta palestra, vamos falar sobre como fazer uma avaliação que reflita a maturidade de um time para realizar entregas continuamente. Vamos discutir sobre os critérios que influenciam no processo de entrega contínua e exemplificar cada estágio dos níveis de maturidade. Se seu time está com problemas para realizar entregas e não sabe por onde começar, venha conversar conosco para entender como avaliar em que nível de maturidade o seu time está e ainda descobrir algumas dicas de como te tirar do sufoco.


Wednesday October 3, 2018 11:00 - 11:30
Carvalho II

11:00

Agilidade em escala - O que não te contaram na prática!
Limited Capacity seats available

Está transformando uma organização só por que escolheu um framework? Está chamando de escala por que leu a nova capa da Harvard business Review? Virou Enterprise Coach no Linkedin? Na prática a teoria é outra meu amigo!Com objetivo de sair da zona das lindas histórias contadas e do agilismo de palco. Gostaria de compartilhar uma visão prática e executiva de quem vivencia a agilidade em grandes organizações na vida real. Trazendo os efeitos colaterias e as dificuldades de lançar massivamente times de times, os resultados, problemas enfrentados ao adotar de verdade uma estrutura que envolva C-level, Lean Budgeting, change management, estratégia organizacional e também sobre Anti patterns e tudo aquilo que não te contaram nas cartilhas.

Speakers
avatar for Ewerton Santos (Ton)

Ewerton Santos (Ton)

Enterprise Agile Coach & Trainer, Accenture
Especialista Agile/Lean para grandes organizações (scaled agile), estratégias de portfólio executivo, inovação e liderança criativa na concepção de produtos digitais em escala. Executivo na Accenture Latam, Trainer na Adaptworks, Program Consultant & Trainer Oficial pela... Read More →


Wednesday October 3, 2018 11:00 - 12:00
Auditório Jequitibá

11:00

Motivação 3.0 na prática: inspirando colaboradores com uma cultura humanizada
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Comumente, a obra de Daniel Pink é citada para abordar as “falhas do nosso sistema de recompensa e punição”, mas como isso se aplica no dia a dia?O mindset ágil combinado a uma estrutura horizontal nos trouxe uma conquista valiosa - uma cultura de confiança e autonomia, gerando mais inovação e produtividade. Cinco vezes ganhadora do prêmio Great Place to work, mostraremos como “Motivação 3.0” é aplicado na prática.


Wednesday October 3, 2018 11:00 - 12:00
Carvalho I

11:00

“Este time ainda não tem maturidade resolver este tipo de problema”, será mesmo?
Limited Capacity seats available

As pessoas não são capazes de tomarem boas decisões porque não tem maturidade para isto ou elas não tem maturidade porque não tomam decisões?Como a limitação da autonomia de uma equipe em função de um problema diminui sua capacidade de resolver-lo? Há a necessidade de intervenção de alguém mais maduro para tomar a decisão?Estas questões reais são a linha de frente de assuntos ligados a autonomia, auto organização, delegação. As implicações serão apresentadas e os possíveis caminhos para mudar o quadro serão discutidos.



Wednesday October 3, 2018 11:00 - 12:00
Amoreira I

11:00

Resolvendo qualquer problema com Design Sprint
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Existe uma forma criativa de resolver tipo de problema? Sim, o Design Thinking (aqui sob a forma de design sprint) é uma maneira colaborativa de extrair qualidade de soluções através da quantidade de geração de ideias.O DT é agnóstico, o que quer dizer que ele se aplica a qualquer contexto. Não importa se seu problema é comunicação, produtividade, falta de água ou o que quer que seja. Partindo-se da definição de um problema claro, o DT serve-se de seu framework para gerar soluções criativas, inovadoras e que partem do princípio de que a força do grupo é maior que a soma das forças individuais.

Speakers
avatar for Juliana do Vale

Juliana do Vale

Head of UX & Design, Objective Solutions



Wednesday October 3, 2018 11:00 - 13:00
Amoreira III

11:00

Vamos correr uma maratona (de testes) juntos?
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Correr uma maratona é algo que exige muito treino, trabalho e dedicação. Mas quando você faz isso junto com outras pessoas, torna-se mais divertido, gamificado e cria-se um espaço de aprendizagem e suporte mútuo.No CESAR, corremos Maratonas de Testes. Chamamos de "CESARThon":http://bit.ly/cesarthonbr. Ela é hoje um dos mecanismos que apoiam o processo de aprendizagem de nossos times e suportam as validações de aplicações internas do instituto.Nesta sessão "Mão na Massa" executaremos uma maratona de testes com foco em aplicações mobile. Iremos trabalhar em equipes de 5 pessoas e um ambiente propício para aprendizado sobre estratégias de testes, qualidade e trabalho em equipe. Tudo isso com a realização de uma dinâmica muito divertida! :)



Wednesday October 3, 2018 11:00 - 13:00
Carvalho III

11:30

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 11:30 - 12:00
Foyer Amoreira

11:30

Antipadrões para Histórias de Usuário: o que evitar
Limited Capacity filling up

História de usuário (ou “user story”) é uma forma de capturar os requisitos e direcionar o processo de planejamento para a entrega iterativa e incremental de software. As histórias deveriam seguir o acrônimo INVEST (Independente, Negociável, Valiosa para o cliente ou usuário, Estimável, Pequena (“Small” em inglês) e Testável) de Bill Wake. Mas existem os chamados “User Story Smells”, um termo criado por Mike Cohn, que descreve os antipadrões para as boas histórias. Venha conhecer os padrões de erros que os times empregam ao escrever as histórias! Por meio de uma revisão na literatura (além dos apresentados pelo Mike Cohn em seu livro “User Stories Applied”), e da experiência do próprio autor dessa apresentação, são discutidos por meio de exemplos os principais erros e como evitá-los.

Speakers
avatar for Frederico Oliveira

Frederico Oliveira

Coordenador de Projetos, SIDI (SAMSUNG Instituto de Desenvolvimento para Informática)
Graduado e mestre em Engenharia de Computação, também com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Software. Possui as certificações OCA Java 7, Scrum Master (SCM) e Management 3.0. Foi palestrante na Agile Conference 2015 em Washington/EUA, além nos eventos... Read More →


Wednesday October 3, 2018 11:30 - 12:00
Amoreira II

11:30

Juntando a Arquitetura de Software com Design Thinking
Limited Capacity filling up

Para produtos de software inovadores, Design Thinking tem se mostrado uma técnica valiosa para construir algo que encante seus usuários e surpreenda a indústria. A participação dos engenheiros de software nas sessões de Design Thinking pode ser expandida para que eles obtenham conhecimento a partir desta técnica.Este conhecimento adquirido é a partida para a elaboração de uma arquitetura emergente, um problema conhecido na comunidade ágil: quando começar a arquitetura? como começar? qual o andamento para que a arquitetura evolua junto com a evolução do seu produto?Exploraremos como a arquitetura do seu software pode ser iniciada junto com a concepção do seu produto e beneficiar-se do Design Thinking e seus artefatos.

Speakers
avatar for SERGIO RODRIGUES GIRALDO

SERGIO RODRIGUES GIRALDO

Líder de Data Science, PagSeguro


Wednesday October 3, 2018 11:30 - 12:00
Carvalho II

12:00

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 12:00 - 12:30
Foyer Amoreira

12:00

Uma tribo, doze squads e dois Agile Coaches. Um case do LuizaLabs
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Durante o crescimento do Luiza Labs (de 75 para 500 pessoas), a estrutura mudou para Tribos, Alianças, Squads e etc. Mas apenas a estrutura não é o suficiente. Entenda como os Agile Coaches participam na trajetória de transformação das Squads em times de alta performance. E em específico, sobre a estratégia utilizada para escalar ágil em uma tribo com 12 squads e apenas 2 Agiles Coaches.

Speakers
avatar for Sony Maia

Sony Maia

Agilista, LuizaLabs
Formado em Ciência da Computação e Pós graduado em Gestão de Projetos.Entrei como Scrum Master no LuizaLabs(Laboratório de tecnologia do Magazine Luiza) e vivenciei seu crescimento e transformação onde passamos de 70 pessoas para mais de 500 pessoas e isso tudo em menos de... Read More →



Wednesday October 3, 2018 12:00 - 12:30
Carvalho I

12:00

A jornada do Agile Coach: O início, o fim e o meio
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Nesta sessão vamos apresentar um compilado dos insights que tivemos em nossas jornadas profissionais como Agile Coaches. A ideia é trazer algumas dicas que gostaríamos de ter ouvido no início desse caminho, falar um pouco sobre o nosso momento atual, nossos desafios como profissionais e explorar novas e desafiantes possibilidades para o futuro. Faremos isso de forma que você consiga se conectar com as situações e contextos que vivenciamos e possa extrair seus próprios insights para reflexão.

Speakers
avatar for Mariana Graf

Mariana Graf

Gestão em Agilidade Organizacional, PagSeguro
avatar for Thiago Soares

Thiago Soares

Agile Coach, Youse Seguros
Thiago Soares is an Agile Coach with focus on agile transformation/adoption, he has 15 years of experience within the technology industry and has been learning from agility for the last 6 years. He is still a young Padawan when it comes to community engagement, however, he seeks to... Read More →


Wednesday October 3, 2018 12:00 - 13:00
Amoreira II

12:00

O Modelo "Full Stack Agile Business Analysis" na Transformação Organizacional
Limited Capacity seats available

O modelo "Full Stack Agile Business Analysis" foi concebido para demonstrar à alta gestão das grandes empresas os impactos da transformação ágil nos pilares de Gestão, Cultura e Liderança Organizacional, a partir de uma visão sistêmica que interrelaciona as perspectivas de Clientes, Negócios, Produtos, Processos e Pessoas, com os horizontes de planejamento da Execução, Iniciativas e Estratégia. Esta palestra irá apresentar os conceitos, princípios e interrelações do modelo, dando subsídios para os líderes de transformações ágeis acelerarem a conquista de seus resultados ou desenvolverem novas competências para os seus desafios.


Wednesday October 3, 2018 12:00 - 13:00
Auditório Jequitibá

12:00

Sendo ágil com Git
Limited Capacity seats available

O Git é sem dúvida uma das ferramentas que mais tem potencial de impactar o trabalho da pessoas desenvolvedora de software – desde que ela o conheça bem. Um conhecimento superficial do Git fará com que a pessoa o utilize de forma parecida com que ele usava o Subversion, por exemplo, deixando passar diversas oportunidades.Nessa sessão veremos como o Git pode deixar a programação mais ágil, vamos tirá-lo de uma posição de ferramenta de apoio para levá-lo a um protagonismo no workflow de programação, sendo menos importante somente que a escrita do código em si e suas técnicas.Veremos como usar o Git como instrumento de comunicação do time, além de técnicas que permitem a pessoa foque no código em vez de focar no versionador.

Speakers
avatar for Giovanni Bassi

Giovanni Bassi

CSA, Lambda3
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, pai, filho, escalador, ciclista, quebrador de status quo, Microsoft MVP. Escreve artigos, fundou o .Net Architects, mantém o podcast Tecnoretórica, um blog e muitos projetos no Github. Você o acha no twitter @giovannibassi. É agilista, e trouxe... Read More →



Wednesday October 3, 2018 12:00 - 13:00
Carvalho II

12:00

Chicken 3.0, propósito e colaboração x Sonho Grande, meritocracia e bonificações agressivas: O Duelo
Limited Capacity seats available

Gestão não é uma ciência exata, existem diversas formas de gestão e cada uma tem seus prós e contras.A abordagem “Sonho Grande” multi-propagada na mídia com o sucesso de Jorge Paulo Lemann, fundamentada na meritocracia e no uso agressivo de bonificações, apresenta resultados inegáveis, como visto em empresas como Ambev, Burger King e muitos bancos.Por outro lado, a abordagem “Chicken 3.0”, difundida por Jurgen Appelo, foca em bons ambientes de trabalho, na colaboração das pessoas e na união do propósito individual com o organizacional.Mas qual seria o melhor modelo? Qual traz mais resultado para as empresas? Qual traz maiores satisfações para os seus profissionais? Você está certo disso?Venha participar deste duelo entre os dois palestrantes e escolha o seu lado nesta discussão!

Speakers
avatar for Rafaela da Fonseca Sampaio

Rafaela da Fonseca Sampaio

Agile Coach, Knowledge21
Rafaela é Agile Coach na Knowledge21, ajudando times e organizações na transformação digital por meio da cultura ágil, atuando no dia a dia das equipes como facilitadora e promovendo o mindset ágil nas organizações. Já atuou como Analista de Negócios, Product Owner e Agile... Read More →
avatar for Rafael Targino

Rafael Targino

Agile Coach / Business Architect, GovernançaBrasil S/A
Rafael Targino atua ajudando empresas e seus colaboradores a entenderem o processo de transformação do qual o mundo está passando e a se prepararem de forma adaptativa para cenários de complexidades e incertezas. Atualmente atua como Agile Coach, apoiando organizações em transformações... Read More →



Wednesday October 3, 2018 12:00 - 13:00
Amoreira I

12:30

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 12:30 - 13:00
Foyer Amoreira

13:00

Almoço
Wednesday October 3, 2018 13:00 - 14:30

14:30

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:00
Foyer Amoreira

14:30

Como 4 Agile Coaches trabalham em uma Transformação Ágil
Limited Capacity seats available

Ajudar uma instituição financeira, cheia de vícios e burocracias em uma transformação ágil não é fácil. Mesmo com 4 Agile Coaches dentro da organização nos vimos sem foco. A forma de organização, focos e modelo de atuação de cada Agile Coach dentro da organização tem sido um dos pontos-chave no sucesso da transformação que estamos vivendo.Foram muitos experimentos até chegarmos ao modelo que temos hoje, e queremos compartilhar esta experiência com você!

Speakers
avatar for Elias Nogueira

Elias Nogueira

Agile Coach & Trainer, Sicredi
Eu ajudo pessoas e empresas a aumentarem a qualidade de seus softwares para que eles possam ter menores índices de defeitos e perdas financeiras. É Agile Coach no Sicredi e QA Engineer e Trainer independente. Também é Professor de Pós Graduação na Unisinos/RS. Colabora em... Read More →



Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Auditório Jequitibá

14:30

Lidando com disfunções de equipes com práticas de coaching.
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Ao liderar equipes de desenvolvimento de produtos digitais por vários anos, lidá-se constantemente com disfunções como as 5 citadas por Patrick Lencioni no livro “Os 5 desafios das equipes” que impactam diretamente no potencial individual e coletivo dos trabalhadores do conhecimento. Ao vivenciar as reais dificuldades encontradas no dia a dia, identifica-se no Processo de Coaching, suas práticas e ferramentas, uma excelente alternativa para atuar de forma mais humana, entendendo gatilhos que despertam essas disfunções e como trabalhar as mesmas individualmente e coletivamente. O objetivo nessa talk é falar como o processo de coaching vem nos ajudando nesse desafio de atuar em cada uma das disfunções citadas por Patrick.



Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Carvalho I

14:30

Prefeitura Ágil!
Limited Capacity seats available

Como adotar uma abordagem Lean e colaborativa em um ambiente de natureza restritiva como um órgão público municipal? Em 2015 iniciamos em nossa área de desenvolvimento de sistemas essa incrível jornada, utilizando estratégias pouco convencionais a esse ambiente, como a criação de sala uma especial para propagação cultural, e conseguimos mudar como os “clientes internos” nos enxergavam, melhorando nosso êxito em projetos desenvolvidos, mudando mindsets e através de resultados vencemos resistências culturais. Com essa melhora estamos realizando uma expansão da cultura ágil para áreas fora de TI.

Speakers

Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Amoreira II

14:30

LPPD - Lean Product and Process Development, uma alternativa ao desenvolvimento incremental?
Limited Capacity filling up

Lean Product and Process development se baseia no sistema de desenvolvimento de produto da Toyota. Ele é diferente de outras técnicas ágeis por não trabalhar com iterações incrementais, causado pela da natureza do produto final - um carro - que fica praticamente imutável após o lançamento. Portanto Toyota alavanca outras técnicas como Set Based Concurrent Engineering (SBCE), Curvas de Trade Off, Cadencias e o papel do Chief Engineer. Essas técnicas ajudam a criar conhecimento reutilizável e reduzem mudança custosas no final de um projeto de desenvolvimento. Queremos discutir onde essas técnicas possam ser uma alternativa em relação das técnicas clássicas de Agile.

Speakers
avatar for Christian Gut

Christian Gut

Agile Coach, McKinsey Digital Labs



Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Amoreira I

14:30

Tem problemas com o seu monolítico? Micro-serviços são a solução? Será?
Limited Capacity seats available

De tempos em tempos somos apresentados a novas soluções para os nossos velhos problemas na construção de produtos digitais: como melhorar a qualidade do que produzimos? Como ter mais times trabalhando no mesmo projeto? Como manter um código atualizado para engajar os desenvolvedores? E a atual bola da vez são os micro-serviços, certo? Mas será que estamos preparados para suportar essa distribuição? É tranquilo gerenciar e administrar diferentes repositórios de dados? Os impactos na administração da operação está sendo calculados? Vamos voltar ao cerne da questão e pensar…Queremos refatorar nosso projeto para melhorar a qualidade, certo? Será que a única saída são micro-serviços? É sobre isso que queremos conversar.

Speakers
avatar for Paulo Silva

Paulo Silva

Agile Coach, Coteminas
Em 18 anos de experiência com desenvolvimento de software e atuando no cenário de startups desde 2012, fundei a Joysticket, plataforma de marketing para games, e depois assumi o papel de Chief Technology Officer para direcionar a fusão das operações da Va de Taxi (Porto Seguro... Read More →


Wednesday October 3, 2018 14:30 - 15:30
Carvalho II

14:30

Análise de Negócios Ágil & Pragmática
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Aprenda como é fazer análise de negócios ágil na prática através dos 7 princípios da Análise de Negócios Ágil e Pragmática.Nessa atividade você terá a oportunidade de entender o que é fazer análise de negócios em contextos ágeis, você conhecerá os 7 princípios e ainda irá experimentar a necessidade de termos um processo de validação de hipóteses de problema e solução.Junte-se a nós e faça parte dos profissionais que fazem análise de negócios ágil e pragmática.

Speakers

Wednesday October 3, 2018 14:30 - 16:30
Carvalho III

14:30

Feedback em vez de avaliação de desempenho: Como realizar uma sessão com o Feedback Canvas
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

A adoção de métodos ágeis criou novos desafios para equipes que trabalham com processos criativos em empresas que utilizam avaliação de desempenho individual para promover seus profissionais. Hoje sabemos que não faz sentido determinar o desempenho individual quando o resultado do trabalho a ser feito depende mais do desempenho coletivo. Por isso, é preciso substituir a avaliação de desempenho por sessões de feedback. Nesse workshop vamos apresentar e praticar sessões com o Feedback Canvas, ferramenta criada para facilitar o processo de feedback no contexto de uma equipe. Você vai aprender como estruturar, orientar e suportar a realização do feedback de um integrante de equipe.


Wednesday October 3, 2018 14:30 - 16:30
Amoreira III

15:00

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 15:00 - 15:30
Foyer Amoreira

15:30

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:00
Foyer Amoreira

15:30

Forecasting 101 - Criando previsões da sua entrega sem muito esforço
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Forecasting de entrega de software as vezes parece coisa de outro mundo com cálculos matemáticos absurdos mas não precisa ser. Existem maneiras simples usando poucos dados que podem te ajudar a criar uma previsão de entrega do seu software. Esta são os primeiros passos para o conceito de forecasting.

Speakers
avatar for Danilo Garcia

Danilo Garcia

Agile Coach, Objective
Há 10 anos trabalha com desenvolvimento de software.Atua como Agile Coach ajudando as empresas a modernizarem a gestão com métodos ágeis como Scrum, Kanban e Gestão 3.0.Como trainer dos métodos Scrum e Kanban, realiza treinamentos voltados para o aprendizado experimental com... Read More →


Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:00
Amoreira II

15:30

Virei Scrum Master, e agora?
Limited Capacity seats available

Em processos de "Transformação Ágil" onde a abordagem escolhida é o Scrum, as pessoas são convidadas a assumirem novos papéis relacionados à esse framework. Quero apresentar para vocês, os principais desafios na mudança de carreira, quais os primeiros passos importantes que devem ser realizados, principais erros e vacilos e como evoluir na jornada como Scrum Master.

Speakers


Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:00
Carvalho II

15:30

Lições aprendidas com o Fluxo Unificado
Limited Capacity seats available

O Fluxo Unificado é um modelo de fluxo de desenvolvimento onde todos os projetos passam por um mesmo processo e são atendidos por uma única equipe. Em mais de dois anos de aplicação do Fluxo Unificado, muitos novos métodos foram criados e muitas lições foram aprendidas na otimização de resultados, ajudando quem tem a necessidade de atender a diferentes projetos de diferentes tipos e tamanhos, priorizando a alocação de recursos para os projetos mais importantes.Venha aprender nas trincheiras o modelo que ajuda muitas equipes no Brasil a reduzir a variabilidade do processo e possibilita uma gestão de portfólio enxuta.

Speakers
avatar for Rafael Caceres

Rafael Caceres

CEO, Taller



Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:30
Auditório Jequitibá

15:30

Painel de Patrocinadores: O futuro da agilidade
Limited Capacity seats available

O manifesto ágil foi assinado em fev/2001 em Snowbird/Utah e de lá para cá muita coisa aconteceu. De movimento de contracultura nos tornamos o novo normal, todavia a pergunta que fica é: qual o futuro da agilidade?

Nesta sessão pretendemos construir essa visão de futuro sabatinando os especialistas da GFT, Objective, PagSeguro, Thoughtworks e Ventron, com perguntas da platéia sobre o que nos aguarda, como a agilidade irá evoluir e se transformar.


Moderators
avatar for Erica Briones Graciano

Erica Briones Graciano

Innovation Specialist Extraordinaire, Thoughtworks
Innovation Specialist Extraordinaire na Thoughtworks e board member da Agile Alliance Brazil - apaixonada por inovação, agilidade e gatos - profissional com 18 anos de mercado, com experiência em fazer coisas acontecerem em empresas de grande e pequeno porte, com times nacionais... Read More →

Speakers
avatar for Danilo Garcia

Danilo Garcia

Agile Coach, Objective
Há 10 anos trabalha com desenvolvimento de software.Atua como Agile Coach ajudando as empresas a modernizarem a gestão com métodos ágeis como Scrum, Kanban e Gestão 3.0.Como trainer dos métodos Scrum e Kanban, realiza treinamentos voltados para o aprendizado experimental com... Read More →
avatar for Flavia Dias Ladeira

Flavia Dias Ladeira

Project Manager, Thoughtworks
Flavia Dias é Consultora na Thoughtworks à 3,5 anos, atua com o papel de Gerente de Projetos em Consultoria à 9 anos. Por formação é bióloga, com Mestrado e Doutorado em Genética e Evolução. Sua formação na área de biológicas e especialização em evolução permitiu... Read More →
avatar for Simone Pittner

Simone Pittner

Head Lean-Agile Enterprise Operation, GFT
Engenheira de Telecomunicações e Software, Psicopedagoga, Palestrante com experiência prática e teórica em agilidade desde 2008 com certificações SPC4, CSP, Mng3.0 and Lean Change Facilitator, ACC-ATF-ICAgile Facilitator e outras Siglas).ex-Empreendedora na BLUEAgile, fui Leader... Read More →
avatar for Alex Salino

Alex Salino

CIO, Ventron
25 anos de experiência no desenvolvimento de novos negócios e soluções.Sócio Fundador da Ventron, empresa especializada em desenvolvimento de software e fundador da Liga Agil, transformação ágil para pessoas e empresas reais.Certificado como Enterprise Business Agility Strategist... Read More →


Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:30
Carvalho I

15:30

Agilidade não é para desenvolvedores!
Limited Capacity seats available

SIMMMM, o título é provocativo! E quero trazer as evidências disto e quero ouvir a sua visão do tema.Esta é a conclusão que obtive após compilar dados de eventos realizados em 2017. Junto com estes dados, realizei uma pesquisa com desenvolvedores em todo o Brasil e que comprovam o distanciamento dos princípios ágeis com os desenvolvedores.O que aconteceu para chegarmos neste nível? Os desenvolvedores gostam de agilidade? Vivem agilidade diariamente? Após apresentar dados, iremos fazer um FISHBOWL sobre o assunto. Traga seus relatos, dúvidas e opiniões. Lembrando que este tema não é somente para desenvolvedores.

Speakers
avatar for Wagner Fusca

Wagner Fusca

Agile Coach, DB1 Global Software



Wednesday October 3, 2018 15:30 - 16:30
Amoreira I

16:00

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 16:00 - 16:30
Foyer Amoreira

16:00

Começando com o Kanban em uma equipe de inovação
Limited Capacity filling up

Vemos muito sobre agilidade em desenvolvimento, mas e quanto a área de inovação? Como priorizar, organizar e medir a efetividade dessas ações? Essa apresentação tem como objetivo falar da experiência de adoção do Kanban em um time de inovação.

Speakers

Wednesday October 3, 2018 16:00 - 16:30
Amoreira II

16:00

Evoluindo times ágeis utilizando Kanban (Uma visão em três dimensões)
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Essa palestra apresentará o case que estamos aplicando na Senior Sistemas na evolução do uso do Scrum para Kanban em 15 times de desenvolvimento envolvendo aproximadamente 100 pessoas, sem grandes rupturas, sem traumas, embasado em métricas, STATIK, evolução através de experimentação e criando uma visão integrada da gestão do produto e das equipes envolvidas.Apresentaremos acertos e falhas, maneiras de evoluir a cultura das equipes e ajudando os gestores da organização a utilizar o Kanban como uma poderosa ferramenta de gestão para atingir grandes resultados.Nosso proposito a apresentar ideias e praticas que podem ser aplicadas no dia seguinte, sem magicas, sem soluções milagrosas.


Wednesday October 3, 2018 16:00 - 16:30
Carvalho II

16:30

Coffee Break
Wednesday October 3, 2018 16:30 - 17:00
Foyer Carvalho

17:00

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 17:00 - 17:30
Foyer Amoreira

17:00

Como fomentar aprendizado de práticas ágeis na sala de aula?
Limited Capacity seats available

Garantir o aprendizado de práticas e valores ágeis de forma simples e efetiva é um desafio constante em cursos e graduações relacionadas à tecnologia. Será possível fazer um “merge” entre teoria e prática na sala de aula? E se houver conflitos nesse processo, como adaptar-se as mudanças sem perder o foco no que há de maior valor nesse contexto, o aprendizado? 

Ivan Valença leciona e aplica agilidade em suas turmas de Ciência da Computação na Faculdade Nova Roma em Recife. Já Thaiane Braga se apaixonou por esse tema contribuindo com Software Livre durante o curso de Engenharia de Software da Universidade de Brasília. Ambas compartilharão da suas experiências e trarão questionamentos e desafios comuns nesses cenários de aprendizagem ágil.



Speakers
avatar for Thaiane Braga

Thaiane Braga

Consultora desenvolvedora, Thoughtworks
avatar for Ivna Valença de Oliveira

Ivna Valença de Oliveira

Analista de Qualidade, ThoughtWorks


Wednesday October 3, 2018 17:00 - 17:30
Amoreira II

17:00

Profissional Mediano e Gestão 3.0
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Que tipo de profissional você é ou pretende ser? E a sua carreira, é sustentável? Qual o seu nível de empregabilidade? E como gestor, sua equipe é de alto desempenho?O objetivo dessa palestra é inspirá-lo na busca por essas respostas e também incentivá-lo em ações para corrigir a rota. Essa palestra fala sobre carreira e gestão, traz de forma sarcástica cinco características de um profissional medíocre (ou mediano).Seja um profissional de sucesso! Não posso garantir, mas posso ajudar a mostrar o caminho.

Speakers

Wednesday October 3, 2018 17:00 - 17:30
Carvalho II

17:00

Exploit e Explore, um caminho para ambidestria organizacional
Limited Capacity seats available

A busca acelerada pela criação de novos produtos é algo muito forte nas empresas hoje. É necessário diversificar o portfólio de produtos para acelerar o crescimento da empresa, mas sem perder de vista os produtos atuais.
Na procura pela ambidestria, é possível organizar os times em duas culturas diferentes. A Exploit que garante a inovação, evolução e sustentação do nosso produto atual e a Explore que busca uma disrupção criando novos produtos.
Nessa palestra será compartilhado a diferença entre os dois modelo, como os times trabalham, quais as métricas de produto e engenharia e Qual tipo de profissional para Exploit e Explore.


Wednesday October 3, 2018 17:00 - 18:00
Auditório Jequitibá

17:00

Como o Kanban Maturity Model (KMM) pode ajudar o Agile Coach
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

O Kanban Maturity Model é a novidade da comunidade Lean Kanban em 2018. No Lean Kanban North America e no Kanban Leadership Retreat que aconteceram em Seattle em Abril foi o assunto mais comentado. No Brasil o KMM também está bem quente. O resumo do KMM é "entenda sua cultura".No LinkedIn David J. Anderson, o criador da abordagem Kanban, falou que o KMM mudaria o jogo para o Agile Coach, permitindo que organizações avaliassem a qualidade das orientações dadas por estes profissionais a seus clientes. E o escândalo foi geral nessa postagem do David!Desde o lançamento do KMM diversas críticas emergiram da comunidade Agile. O objetivo desta sessão é desmistificar o modelo e colher feedback junto aos participantes mostrando como o KMM pode auxiliar na transformação da sua organização.

Speakers
avatar for Rodrigo Yoshima

Rodrigo Yoshima

Consultor e Instrutor Lean/Agile, Aspercom
Melhorando o mercado, de empresa em empresa. Advanced Lean-Kanban University Trainer (AAKT) e Coach (KCP). Marido, pai de duas meninas, empreendedor e velejador...



Wednesday October 3, 2018 17:00 - 18:00
Amoreira I

17:00

Ética na Mundo da Agilidade - Indivíduos e Interações precisam de acordos claros
Limited Capacity seats available

Esse ano o manifesto ágil completou 17 e como todo jovem que está saindo da adolescência e partindo para vida adulta está sofrendo com a crise das mudanças e cobranças dessa nova fase. Mas agilidade não é uma entidade, é algo abstrato formado por pessoas que interagem com formações sociais e valores morais diversos. E para pautar a convivência de todos de nossa comunidade Ética é um tema muito importante. Mas o que é Ética? Qual a diferença entre Moral e Ética? Como criar um ambiente ético de convívio para evolução das praticas ágeis? Essa palestra será uma janela aberta para um debate e amadurecimento desse conceito tão em analise nos dias atuais em todos os espaços sociais.


Wednesday October 3, 2018 17:00 - 18:00
Carvalho I

17:00

Como transformar uma oportunidade de negócio em produto
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

O objetivo é criarmos juntos uma proposta de um produto e aprender a como tirar uma ideia do papel.

Speakers
avatar for Patricia Silva

Patricia Silva

Product Manager, Conta Azul


Wednesday October 3, 2018 17:00 - 19:00
Amoreira III

17:00

Pode revisar meu código, por favor?
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Muito se fala sobre Code Review (Revisão de código), mas alguém já fez uma revisão da sua revisão de código?Será que estamos realmente olhando o que importa? Ou melhor, será que estamos conseguindo melhorar a qualidade do código, a padronização e ajudar as outras pessoas da equipe a melhorarem quando fazemos nossas revisões?Venha pôr a mão na masa fazendo Code Reviews e discutindo sobre o que olhamos e deixamos de olhar!

Slides apresentados (com exercícios) disponíveis em: http://cecifernandes.com/speaker/codeReview

Speakers
avatar for Arthur Fücher

Arthur Fücher

Consultant Developer, Thoughtworks


Wednesday October 3, 2018 17:00 - 19:00
Carvalho III

17:30

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 17:30 - 18:00
Foyer Amoreira

17:30

Como reestruturamos a definição dos cargos para suportar profissionais T-Shaped e gestão horizontal
Limited Capacity filling up

Cada vez mais as organizações estão descobrindo a versatilidade de formar times com profissionais T-Shaped: pessoas que mesmo tendo uma área de especialização, também possuem as competências necessárias para assumir diferentes responsabilidades.Nessa palestra vou explicar porque profissionais assim trabalham de forma mais colaborativa, formando times mais capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e de entregar em ciclos cada vez mais curtos.Além disso, como muitas dúvidas surgem na hora de adaptar a definição dos cargos e dos planos de carreira para suportar tal flexibilidade, vou também mostrar como resolvemos isso na Softplan através da descrição de cargos, e como esse modelo foi aplicado pelos próprios times de forma horizontal no enquadramento das pessoas.

Speakers
avatar for Lucas Duarte Silveira

Lucas Duarte Silveira

Desenvolvedor de Software, Softplan



Wednesday October 3, 2018 17:30 - 18:00
Carvalho II

17:30

UX Research em Times Ágeis
Limited Capacity seats available

É inegável que as empresas têm aderido com avidez frameworks ágeis para se manterem competitivas e liderar a transformação digital em seus produtos e/ou serviços. Apesar desse cenário, falta empenho no aumento de validações, testes e mensuração de sucesso. O resultado desse descasamento é a disseminação apenas de pesquisas informais e de 'guerrilha' como lugar comum para gerar aprendizado nas equipes ágeis. Nesta palestra, além de apresentarmos os benefícios dos testes com o usuário para entregar produtos de valor, vamos ampliar os exemplos de validação de hipóteses, conectando as técnicas de UX Research com aprendizagem contínua para as equipes multidisciplinares de diferentes maturidades.


Wednesday October 3, 2018 17:30 - 18:00
Amoreira II

18:00

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 18:00 - 18:30
Foyer Amoreira

18:00

Agilidade no jornalismo? É possível e estamos amando
Limited Capacity seats available

Sempre que ouvimos o termo "agilidade fora da TI" geralmente pensamos em equipes como RH e marketing. No máximo adoção de metologias ágeis em contextos fora do ambiente de trabalho - reformar uma casa, planejar um casamento, etc.Pois então vou lhes contar uma história. E como pede o bom jornalismo, este é o lead.Na palestra vou contar como foi descobrir a agilidade sendo jornalista, em que momento entendi o quanto as redações poderiam usar e se beneficiar dos conceitos, o que temos feito por aqui e quais os resultados.Então, se você tem interesse em entender mais sobre a adoção de metologias ágeis fora da TI ou mesmo aplicá-las, eis aqui a minha história para ajudar.



Wednesday October 3, 2018 18:00 - 18:30
Carvalho I

18:00

Como escalar o Merit Money?
Limited Capacity seats available

Se você quer fomentar o reconhecimento entre os colaboradores de sua empresa, conheça o Merit Money, a prática recomendada pelo management 3.0. Durante os últimos dois anos, acompanhamos experiências de Merit Money em empresas pequenas e grandes, incluindo não somente a área de tecnologia mas também outras, como administrativas, de marketing e jurídicas. Vimos experiências que deram certo e outras que não tanto. Vamos dividir um pouco das lições aprendidas com vocês - pois ajustes são necessários, principalmente para escalar!



Wednesday October 3, 2018 18:00 - 18:30
Carvalho II

18:00

A estrutura do time perfeito
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Você está insatisfeito com atual estrutura da área de desenvolvimento de software da sua empresa? Está em busca de uma estrutura que traga mais produtividade, resultados? Se a resposta for sim, em geral a próxima dúvida é: Por onde começo? Utilizando estrutura estilo Spotify, com squads e tribos, dando autonomia para os times? Utilizando algum framework mais preditivo, estilo SAFe? Fazendo benchmark com empresas que tiveram ou estão tendo sucesso e não reinventar a roda? Organizando os times ao redor da estratégia?Se você tem essas dúvidas, nós podemos ajudar você. Nessa palestra vamos trazer dicas de como definir a melhor estrutura da área de produto da sua empresa, com base em experiência prática que vivemos nos últimos anos.

Speakers
avatar for Cleiton Mafra (Caco)

Cleiton Mafra (Caco)

Enterprise Agile Coach, Resultados Digitais
Como Enterprise Agile Coach ajuda os times da Resultados Digitais a terem sucesso e resultados de longo prazo. Possui 15 anos de experiência em diferentes cenários, desde startups até grandes empresas e já ajudou mais de 60 times a caminhar rumo a alta performance. | É especialista... Read More →
avatar for Victor Hugo Bernardo

Victor Hugo Bernardo

Engineering Manager, Resultados Digitais
Apaixonado pela arte de Desenvolvimento de Software, são 17 anos de experiência, 10 anos como Desenvolvedor e os últimos anos liderando equipes de Desenvolvimento de Software. | | Especialista na formação de equipes de Desenvolvimento de Software de alta performance, desde... Read More →



Wednesday October 3, 2018 18:00 - 19:00
Amoreira I

18:00

Por que não priorizar acessibilidade em projetos ágeis?
Limited Capacity seats available

Desde 2015 trabalhamos em pesquisas na área de acessibilidade digital e um de nossos principais resultados foi o Guia de Acessibilidade. Desde então, temos presenciado várias situações em que os requisitos de acessibilidade não são priorizados nos projetos de desenvolvimento de software, principalmente em ambientes ágeis, devido a várias razões, como por exemplo, custo, conhecimento da equipe de desenvolvimento ou interesse dos clientes. Gostaríamos, então, de discutir com vocês como as práticas ágeis podem (ou não) influenciar nestas decisões.

Speakers
avatar for Fabiana Florentin

Fabiana Florentin

MS SW Developer, SIDI
Possui graduação em Análise de Sistemas (PUC), Pós-Graduação em Tecnologia da Informação Aplicada á Gestão Estratégica de Negócios (FGV) e certificações Scrum Master(ScrumAlliance), Product | Owner (ScrumAlliance). Trabalha no SIDI desde 2010. | Atualmente é lider... Read More →
avatar for Fernanda Pellegrini

Fernanda Pellegrini

Gerente de Desenvolvimento de Software, SIDI
Bacharel em Ciência da Computação pela UFSCar e Especialista em Engenharia de Software e Engenharia da Qualidade pela UNICAMP. | Iniciou sua carreira profissional como estagiária na IBM, em 1998. Depois disso, trabalhou com desenvolvimento de software em empresas do setor de telecomunicações... Read More →



Wednesday October 3, 2018 18:00 - 19:00
Amoreira II

18:00

Metas, avaliação de desempenho e Agilidade: parceiros ou rivais?
Limited Capacity seats available

Fala-se de Agilidade com bastante foco nas práticas associadas e nos desenhos das estruturas organizacionais. Porém, discutimos muito pouco como prover a tal meritocracia nas organizações ágeis e como definir metas em um ambiente onde se deseja a experimentação e inovação. Esta sessão irá provocar a reflexão sobre como as métricas do ambiente moldam comportamentos e afetam a cultura organizacional.


Wednesday October 3, 2018 18:00 - 19:00
Auditório Jequitibá

18:30

Mentoring Corner
Wednesday October 3, 2018 18:30 - 19:00
Foyer Amoreira

18:30

A influência da maturidade individual no exercício da autonomia
Limited Capacity filling up

Embora 75% dos projetos utilizem algum processo ágil em seu desenvolvimento, menos que 50% deles vão realmente perceber os efeitos desse uso. A razão para isso está no fato de que a Agilidade tem como premissa a mudança cultural da organização.Autonomia é um pilar essencial para as práticas ágeis e times autônomos. Compreender este e outros aspectos individuais já se provou ponto importante dentro do contexto das práticas ágeis.A maturidade é uma característica individual, que media a autonomia e a capacidade de se responsabilizar pelo resultado da tarefa.Compreender como essa tríade se relaciona com as práticas ágeis é fundamental para conseguir manter os times funcionais.

Speakers
avatar for Diego Centeno

Diego Centeno

Agile Project Manager, Thoughtworks



Wednesday October 3, 2018 18:30 - 19:00
Carvalho I

18:30

Como sustentar a transformação ágil envolvendo várias empresas e times de trabalho!
Limited Capacity seats available

Muito se fala em como começar a transformação ágil, mas pouco se fala como manter a agilidade! Quero conversar com vocês e contar um pouco sobre o desenvolvimento deste processo – transformação e sustentação da agilidade - na prática.Nesta palestra, conversaremos sobre como levar a agilidade para as empresas, sustentada numa experiência de transformação de 32 times na Senior Sistemas. Assuntos que discutiremos: processo de comunicação, métricas utilizadas e engajamento e resultados da jornada ágil nas equipes envolvidas. Além das principais dificuldades encontradas neste caminho, fornecendo dicas valiosas!Por fim, falaremos sobre os próximos passos para o futuro.

Speakers
avatar for Mauricio Correa

Mauricio Correa

Agile Coach, Senior Sistemas
Trabalho há mais de 20 anos em empresas de tecnologia. Formado em Administração de Empresas e Direito. Especializações de tecnologia de informação pela FGV e Gerenciamento de Projetos. Atuo no acompanhamento e gerenciamento de projetos ágeis que envolvem equipes de alta performance... Read More →


Wednesday October 3, 2018 18:30 - 19:00
Carvalho II
 
Thursday, October 4
 

08:45

Recepção e Credenciamento
Thursday October 4, 2018 08:45 - 09:15
Hall de Acesso

09:15

Abertura
Limited Capacity seats available

Thursday October 4, 2018 09:15 - 09:30
Auditório Jequitibá

09:30

10:30

Coffee Break
Thursday October 4, 2018 10:30 - 11:00
Foyer Carvalho

11:00

Mentoring Corner
Thursday October 4, 2018 11:00 - 11:30
Foyer Amoreira

11:00

WBMA Opening Keynote
Limited Capacity seats available

Em breve...


Thursday October 4, 2018 11:00 - 11:50
Amoreira II

11:00

Pull Requests e Isolamento Contínuo
Limited Capacity seats available

Poucos acontecimentos recentes impactaram o ciclo de desenvolvimento de software tanto quando o surgimento e popularização do GitHub. Pull requests são uma ótima ferramenta de colaboração para projetos de código aberto, onde os times são distribuídos e qualquer pessoa pode contribuir. Porém, mais e mais organizações têm adotado esse processo como parte do dia-a-dia de times de desenvolvimento profissionais, onde essas prática tem sérias desvantagens.Nessa sessão, vamos falar sobre integração contínua, como branches e pull requests entram em conflito com essa prática, e vamos explorar formas de colaboração mais efetivas para times profissionais.

Speakers
avatar for Ayrton Araújo

Ayrton Araújo

DevOps Coach & Trainer, Knowledge21
avatar for Rafael Petry

Rafael Petry

Senior Software Engineer, VTS
Rafael é desenvolvedor de software, e há mais de oito anos trabalha com times ágeis desempenhando uma série de papéis, incluindo líder técnico e agile coach. Atualmente, trabalha em Nova York na VTS, desenvolvendo software para o mercado imobiliário comercial. Antes disso... Read More →



Thursday October 4, 2018 11:00 - 12:00
Carvalho II

11:00

What organisations are doing to nurture and grow a culture of high-performance
Limited Capacity seats available

The status quo seen in organisations today includes low cooperation across groups and a culture of blame, information is often withheld for personal gain and responsibilities are compartmentalised by departments, with little concern for the overall mission of the organisation. The flip side of it, where an engineering culture is in place, we have good information flow, high cooperation and trust, bridging between teams, and conscious inquiry. Organisations who are actively evolving their engineering effectiveness are achieving the ability to promote small and frequent changes, creating a culture of learning.This conversation will explore what organisations are doing to nurture and grow a culture of high-performance.

Speakers
avatar for Márcio Sete

Márcio Sete

Principal Consultant & Head of Technology Services, Elabor8
Marcio is an experienced technologist with curiosity for what makes high-performing technology organisations great, and how software makes organisations better. He has a passion for helping organisations excel and grow happier teams who deliver better software faster. | | Marcio... Read More →



Thursday October 4, 2018 11:00 - 12:00
Auditório Jequitibá

11:00

Painel Executivo
Limited Capacity seats available

Painel Executivo facilitado pelo Sócio da McKinsey na área de Digital (Wagner Gramigna), com participação de executivos do Itaú (Cecílio Fraguas), Youse (José Filippini) e XP Investimentos (Fernanda Santos)

Moderators
avatar for Wagner Gramigna

Wagner Gramigna

Partner, McKinsey & Company

Speakers
avatar for José Filippini

José Filippini

CFO - Youse, Youse Seguros
avatar for Cecílio Cosac Fraguas

Cecílio Cosac Fraguas

Superintendente de Governança de Arquitetura, Processos e Práticas de TI no Banco Itaú Unibanco, Itaú-Unibanco
avatar for Fernanda Santos

Fernanda Santos

Líder do Capítulo de Agile da XP Investimentos, XP Investimentos


Thursday October 4, 2018 11:00 - 12:00
Carvalho I

11:00

Pra que lado é o gol ??!
Limited Capacity seats available

Agilidade chegou ao __mainstream__: foi capa da Harvard Business Review. Por outro lado, já foi declarada morta algumas vezes. A questão que se coloca é: estamos assimilando a cultura Ágil na sua essência ou de forma cosmética? E, à medida em que a praticamos e recriamos, estamos nos aproximando ou nos afastando dos valores e princípios expressos no manifesto?Para refletir sobre os rumos que você quer imprimir à Agilidade dentro de sua organização, venha discutir estas questões com o grupo. Após uma breve introdução, vamos debater o tema em formato fishbowl.

Speakers
avatar for Alceu Bravo

Alceu Bravo

Consultor, Bravo&Co
Ajudo clientes a construir negócios digitais com base em princípios e práticas Ágeis. Sou graduado e mestre em computação pela USP, com especialização em gestão de negócios pela FGV e USP. Fui CIO da NET, da Sodexo e da Zeebo e gerente-geral de TI na Claro e na Embratel... Read More →



Thursday October 4, 2018 11:00 - 12:00
Amoreira I

11:00

Pare de resolver problemas que não existem: visualize!
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Muitas práticas relacionadas a agilidade têm sido aplicadas sem um problema claro a ser resolvido. É o método pelo método, a reunião pela reunião, "tem que fazer pra ser ágil". Voltamos a queimar florestas inteiras só pra poder comer porcos assados :( Nesta sessão Mão Na Massa, traremos diversos sintomas comuns ao trabalho do conhecimento e colaboraremos para criar visualizações que nos permitam validar se realmente temos um problema. Espere encontrar tópicos como times sobrecarregados, alto número de bugs e dependências. Você sairá desta sessão com técnicas e práticas que o ajudarão a gerar consciência sobre o problema antes de partir para a solução!

Speakers
avatar for Caio Cestari

Caio Cestari

Agile Coach, Elabor8




Thursday October 4, 2018 11:00 - 13:00
Carvalho III

11:00

Product Backlog Building: A Concepção de um Product Backlog Efetivo
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

O Product Backlog bem construído é bastante importante para o cliente compartilhar suas necessidades e prioridades de forma clara e objetiva, assim como também para o Product Owner, ajudando-os a tomar decisões de planejamento e gerenciamento eficaz dos requisitos. A qualidade da construção de um Backlog ajuda a manter um ritmo sustentável de entregas relevantes e constantes de valor.Esta sessão prática fornece técnicas e conceitos para construção de um Backlog facilitando a descoberta e compreensão de produtos, onde seu principal objetivo é a “Concepção de um Product Backlog Efetivo”, vivenciando na prática a construção de um Backlog através do Product Backlog Building (PBB) um processo de construção do Product Backlog que utiliza o PBB Canvas como ferramenta.

Speakers
avatar for Fábio Aguiar

Fábio Aguiar

Lean Product Manager, Accenture


PBB pdf

Thursday October 4, 2018 11:00 - 13:00
Amoreira III

11:30

Mentoring Corner
Thursday October 4, 2018 11:30 - 12:00
Foyer Amoreira

12:00

Agile requirements validation in Brazilian Software Development Companies: a Survey
Limited Capacity seats available

In Agile Software Development context, Re- quirements Engineering (RE) is an important process that happens con- tinuously during the iterations of a product. To be able to deliver value, the teams should perform requirements validation to assure that they meet user’s expectations, and also foster the collaboration between stake- holders and developers. Despite this understanding, there are still few studies that provide empirical data that make it possible to general- ize the aspects, practices, and difficulties found by the teams that per- form validation of agile requirements. Goal: The goal of this work is to understand how the requirements validation activities are being put in practice by companies of the Brazilian software industry that adopt agile methodologies. Method: We carried out an online survey, involving 117 participants. Our instrument focused on identifying the most used requirements artefacts, and what are the main difficulties in adopting these practices. Results: The results of our study reported that (i) user stories and prototypes are the most used artefacts, (ii) teams usually validate requirements by running systematic refinement meetings, and (iii) the development team and Product Owner are the most popular roles that attend to these sessions. Conclusion: The analysis reveals that agile teams are running requirements validation sessions as part of their development processes but they still face general RE problems, like the lack of stakeholders engagement or stakeholders that have different business visions of the same product. These results also contribute with information that allows future studies focused on the improvement of agile requirements validation.



Thursday October 4, 2018 12:00 - 12:20
Amoreira II

12:00

Mentoring Corner
Thursday October 4, 2018 12:00 - 12:30
Foyer Amoreira

12:00

Reduzindo falhas em seu projeto com Programação em Par e TDD
Limited Capacity seats available

Você irá descobrir como é possível reduzir falhas em seu projeto utilizando técnicas de Programação em Par e TDD em conjunto.Apresentaremos algumas sugestões de como praticá-las no dia a dia colhendo os melhores benefícios oferecidos por ambas.Quebraremos alguns mitos e lendas como por exemplo: Fazer os testes antes de desenvolver é complicado? Programar em par realmente utiliza o dobro de recursos?Testes eliminam totalmente os bugs?Times distribuídos podem programar em par? Quais são os custos reais de não aplicar estas técnicas?



Thursday October 4, 2018 12:00 - 12:30
Carvalho II

12:00

Autonomia e colaboração para transformar a organização
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Exercitar autonomia no trabalho e compartilhar propósito e objetivos da empresa permitem que as pessoas produzam ou tenham melhor desempenho sem precisarem ser cobradas. As empresas raramente investem em "emancipar" seus trabalhadores, evitando que amadureçam profissionalmente. Criar oportunidades para que as pessoas trabalharem com autonomia e colaboração faz com que uma organização precise de coragem para cometer erros, tenha propósito e objetivos claros e favoreça a gestão dirigida por valor mais do que a gestão dirigida por planos. Essa apresentação vai mostrar uma nova forma de pensar sobre a atuação das pessoas no trabalho, além de explicar como substituir o comando-e-controle pela autonomia-e-colaboração.

Speakers
avatar for Flavia Dias Ladeira

Flavia Dias Ladeira

Project Manager, Thoughtworks
Flavia Dias é Consultora na Thoughtworks à 3,5 anos, atua com o papel de Gerente de Projetos em Consultoria à 9 anos. Por formação é bióloga, com Mestrado e Doutorado em Genética e Evolução. Sua formação na área de biológicas e especialização em evolução permitiu... Read More →


Thursday October 4, 2018 12:00 - 13:00
Carvalho I

12:00

Big Bang e Agile: é possível que essa união funcione?
Limited Capacity seats available

Pare e reflita, como agilista você consideraria transformar toda uma organização ou área de uma só vez? Você consideraria realizar um piloto com mais de 100 pessoas como ponto de partida? E mover 1000 pessoas em mais de 5 andares de um edifício em um mês? É, parece caótico, não? Mas as vezes é a melhor forma de fazer !!!Como agilistas somos adeptos do mindset de inspeção e adaptação. E nossa forma de pensar, nosso DNA, começar pequeno, iterar e crescer de forma orgânica. E é como temos visto a boa parte das empresas fazendo. Mas e se pequeno significar 70+ equipes com disciplina e práticas básicas que bastam a cultura e ajudam a desenvolver? E se isso pudesse funcionar? Quais são os pre-requisitos para isso?Um caso que mostra a abordagem e desafios de uma grande transformação.

Speakers
avatar for André Nascimento

André Nascimento

Digital Manager / Agilist, McKinsey Digital Labs
Sou um desenvolvedor apaixonado de software há uns 13 anos. Acho que é a melhor definição para que eu faço. | | Como desenvolvedor, já passei por todas as posições de gestão em médias e grandes de empresas, de gerente de projeto a CTO / COO. | | Nos últimos mais... Read More →


Thursday October 4, 2018 12:00 - 13:00
Auditório Jequitibá

12:00

Precisamos ter “Skin in the Game” para gerarmos melhores resultados!
Limited Capacity seats available

Agora mais uma buzzword apareceu como fruto do mais novo livro do Nassim Taleb : “ Skin in the game “ . Mas isso não já existia anteriormente? - O que é de fato Skin the game ? - Quem precisa ter ? - Se eu não tiver Skin the game o que acontece? -Skin the game potencializa os resultados do meu trabalho? - Questionaremos o Skin in the game de alguns pápeis como agile coach, Scrum Master, PO, Consultor, Trainer e a importância ou não de possuir o polêmico Skin in the game.Coletamos a opinão de vários famosos agilistas sobre o assunto e queremos questionar dúvidar das verdades estabelecidas ! Topam o desafio? Vamos juntos !

Speakers
avatar for Ewerton Santos (Ton)

Ewerton Santos (Ton)

Enterprise Agile Coach & Trainer, Accenture
Especialista Agile/Lean para grandes organizações (scaled agile), estratégias de portfólio executivo, inovação e liderança criativa na concepção de produtos digitais em escala. Executivo na Accenture Latam, Trainer na Adaptworks, Program Consultant & Trainer Oficial pela... Read More →


Thursday October 4, 2018 12:00 - 13:00
Amoreira I

12:20

A Tool to Measure Test Driven Development Compliance: A Case Study with Professionals
Limited Capacity seats available

There are several studies related to Test Driven Development (TDD), but many with certain divergences of results due to the short time to perform the experiments. Moreover, the environ- ment where they are carried out which is generally academic. On the other hand, the environment requiring tools not used by practitioners or imposing many technical and training requirements for their applica- tion. Goal: Our goal is to provide a tool that supports the evaluation of the TDD process in the software industry and academia settings. The tool is focused on analyzing the effects of verification, validation and test (VV&T). In addition, we evaluated the compliance of TDD usage in soft- ware development. Method: In this study we used the Goal Question Metric (GQM) paradigm to characterize a set of objectives using metrics towards TDD effects on software quality. We conducted a case study with IT professionals to evaluate the tool developed. Results: Consi- dering the existing tools that perform TDD compliance assessment, we developed a Butterfly tool to enable the evaluation of the TDD lifecy- cle as the developer performs the coding of the software. With this tool it is possible to analyze the compliance of TDD usage during software development. Conclusions: The tool allows to measure the effects of TDD when developing software, which will support in the characteriza- tion of TDD contributions and interventions applied to software quality in future works.


Thursday October 4, 2018 12:20 - 12:40
Amoreira II

12:30

Mentoring Corner
Thursday October 4, 2018 12:30 - 13:00
Foyer Amoreira

12:30

BDD - a chave para melhorar a comunicação entre stakeholders e entregar real valor aos clientes
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

O objetivo da palestra é demonstrar um case de desenvolvimento de um grande produto da Softplan com a utilização do BDD – Behavior Driven Development. Como propósito, o BDD visa agregar uma série de vantagens, como a melhoria de comunicação entre stakeholders, compartilhamento de conhecimentos, documentação e linguagem única e simplificada e proporcionar uma visão ponta a ponta. Na oportunidade, vou demonstrar como foi realizada a comunicação entre os stakeholders e como a utilização de uma linguagem única e simplificada foram os fatores críticos para o sucesso do desenvolvimento. Será feita a decomposição do BDD, demonstrando cenários desenvolvidos diretamente a partir da necessidade do cliente. Por fim, serão exibidos os benefícios e dificuldades em sua utilização.

Speakers
avatar for Allan Rett Ferreira

Allan Rett Ferreira

Analista de Negócios, Softplan



Thursday October 4, 2018 12:30 - 13:00
Carvalho II

12:40

Towards an Agile Development Environment
Limited Capacity seats available

The demand for software engineering support environment was evident since the 70s. It was necessary to control the integration be- tween processes, tools and developers in order to increase software qual- ity and productivity. Research projects produced several environments which introduced important concepts such as central artefact repository, well-defined and enactable software processes, as well as supporting tools. Later, agile methods emerged as a solution to overcome strict software processes, however it also demanded support tools to facilitate its adop- tion in software organizations. Several works report the use of agile prac- tices and support tools, however, they do not bring about the structure of a software engineering environment that integrates the managerial cycle and agile practices. This paper presents the design of a software engineer- ing environment which is based on Application Life Cycle (ALM) and SCRUM principles integrated with management and construction tools. The proposed design was validated with practitioners and a compari- son with previous development environment is also presented. This work contributes to support novel enterprises to set up a work environment for agile practices.


Thursday October 4, 2018 12:40 - 13:00
Amoreira II

13:00

Almoço
Thursday October 4, 2018 13:00 - 14:30

14:30

Are we agile or not? A survey on Brazilian software processes
Limited Capacity seats available

How many software practitioners use agile methods in Brazil? We currently have little knowledge about Brazilian developers profile and about the software processes applied. One of the issues that remain unan- swered is whether these practitioners are using agile software processes or not. With the aim to start filling this gap, we conducted a study with the objective to identify whether Brazilian software practitioners are ag- ile. Our research approach was the survey as the method for collecting data. We applied a clustering algorithm to analyze data and characterize the software process, and text mining techniques to identify respondents perceptions of their software processes. Our results show a preliminary profile for Brazilian software processes and practitioners positive and negative perceptions about these processes. We contribute with a method to characterize agile, traditional and hybrid software processes.


Thursday October 4, 2018 14:30 - 14:50
Amoreira II

14:30

Mentoring Corner
Thursday October 4, 2018 14:30 - 15:00
Foyer Amoreira

14:30

Como estamos nos movendo em direção às Organizações Ágeis do futuro
Limited Capacity filling up

Temos visto a agilidade crescendo em muitos setores fora da TI. Conhecemos casos nas áreas de saúde, recrutamento, educação, militar, usinas nucleares e há até um Agile Marketing Manifesto.Esse é um sinal claro de que a agilidade demonstrou algum sucesso em sua adoção na TI e agora se tornou mainstream, sendo parte de conversas entre executivos. Mas este fato levanta algumas questões:* Estamos realmente falando de agilidade ou trata-se de um uso abusivo da palavra?* Como isso impacta as organizações e para o que devemos estar preparados nos próximos anos?* O que aprendemos com nossas experiências de Agile além da TI?* Quais são os próximos passos para as futuras organizações ágeis?Essas são algumas discussões que gostaríamos de trazer nessa apresentação.

Speakers
avatar for André Nascimento

André Nascimento

Digital Manager / Agilist, McKinsey Digital Labs
Sou um desenvolvedor apaixonado de software há uns 13 anos. Acho que é a melhor definição para que eu faço. | | Como desenvolvedor, já passei por todas as posições de gestão em médias e grandes de empresas, de gerente de projeto a CTO / COO. | | Nos últimos mais... Read More →
avatar for Renato Willi

Renato Willi

Enterprise Agile Coach / Digital Expert, McKinsey Digital Labs


Thursday October 4, 2018 14:30 - 15:30
Carvalho I

14:30

Tópicos avançados em gestão de produtos - como levar seu produto de tecnologia para o próximo nível?
Limited Capacity seats available

Nesta palestra, será explorada, com base em mais de 25 anos de experiência prática na área, a disciplina de gestão de produto de tecnologia – que busca conciliar os objetivos estratégicos do dono do software com os problemas e necessidades dos usuários.Como já temos várias boas palestras sobre gestão de produtos, roadmaps, visão, estratégia, métricas, product discovery, optei por focar essa palestra em temas mais avançados de gestão de produto, para auxiliar os times de desenvolvimento de produtos de software a levarem seu produto para o próximo nível.Nessa palestra falarei sobre produtos e plataformas, ciclo de vida, OKR, diversidade e o que é preciso para ser uma gestora de produtos melhor.

Speakers
avatar for Joaquim Torres

Joaquim Torres

Advisor, mentor and board member
Accomplished technologist and manager with a unique ability to bridge the gap between the technical world, customers needs and business objectives. Has proven business experience in IT and software development management. 25+ years in the IT and internet market. | | Author of two... Read More →



Thursday October 4, 2018 14:30 - 15:30
Auditório Jequitibá

14:30

É possível mudar a cultura de uma organização?
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Baseado nas lições aprendidas da implementação de ágil em uma grande organização, a intenção é trazer a reflexão sobre mudança cultural: é preciso mudar a cultura para mudar as práticas, ou precisamos mudar as práticas para mudar a cultura? No ponto de vista do autor: cultura não se muda, não é como sair de uma casa para outra, cultura é construída, com base nas raízes e experiências de uma organização ou time, tijolo a tijolo. E no formato de sessão “Você está certo disso?”, abrir para a audiência poder comentar suas próprias experiências ou perguntas.


Thursday October 4, 2018 14:30 - 15:30
Amoreira I

14:30

Open Spaces
Limited Capacity seats available

Thursday October 4, 2018 14:30 - 16:30
Carvalho II

14:30

Coaching para Agile Coaches
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

O papel do Agile Coach está em destaque no mercado, e é cada vez maior o número de pessoas com esse “título”. Algumas delas, apesar de se auto denominarem Agile Coach, se vêem obrigadas a conviver com a síndrome do impostor, com dúvidas se estão ou não atuando de acordo com o papel.A proposta deste workshop é utilizar ferramentas para realizar um grande levantamento de percepções sobre o papel do Agile Coach, e fazer uma sessão de reflexões individuais sobre o que faz um Agile Coach, chegando a um plano de ação para cada participante.


Thursday October 4, 2018 14:30 - 16:30
Carvalho III

14:30

Dashboards - How To?
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Um dos princípios de agilidade é o feedback constante entre as partes envolvidas num sistema de entrega contínua.O uso de dashboards operacionais e táticos é fundamental pois endereça de forma visual o feedback que o sistema tem para o time e gestão. Estabelecendo os indicadores corretos é possível diminuir o controle, automatizar o processo e fortalecer a integração do time para os mesmos objetivos.Nesta sessão mão na massa, vamos aprender como criar dashboards eficazes de forma rápida e profissional. Utilizando ferramentas open source, veremos que, em questão de minutos, já é possível termos visibilidade das principais variáveis que interferem na saúde de nosso fluxo de desenvolvimento.


Thursday October 4, 2018 14:30 - 16:30
Amoreira III

14:50

Evaluation of an Agile Maturity Model: Empirical Evidences for Agility Assessments
Limited Capacity seats available

Software process reference models (such as Capability Ma- turity Model Integration – CMMI–DEV) have been used for years for software process evaluation and improvement. However, when a team uses agile methods for software development, these models hinder sus- taining agility in higher maturity levels. This is the reason why some agile maturity models have been proposed in the last years. Although there are some models suggested in literature, few studies actually eval- uate these models with real teams. The objective of this study is thus to evaluate an agile maturity model – the Agile Compass – to contribute with empirical results for agile teams in the process improvement field. We conducted this research with two field studies in two different agile teams: an ethnographic study and a focus group. Our findings confirmed the need for empirical validation of academically–proposed models. The Agile Compass was effective in creating a maturity picture in the teams, but both teams seemed to prefer a more “objective” evaluation.


Thursday October 4, 2018 14:50 - 15:10
Amoreira II

15:00

Mentoring Corner
Thursday October 4, 2018 15:00 - 15:30
Foyer Amoreira

15:10

Strategies to Increase Customer Value in Agile Software Development
Limited Capacity seats available

Nowadays, the software industry is widely applying agile methods. However, while agile principles emphasize the development of software that de- livers “customer value” as a key determinant to success in new products and ser- vice designs, there are still a few studies that demonstrate how this occurs in practice. In this study, strategies to increase customer value are discussed in lit- erature, especially in the context of Agile Software Development. The results of systematic literature review were validated and added to an industrial inventory. Based on these investigations, 15 strategies to increase customer value have been identified and detailed at the level of approaches, techniques, tools and metrics. The results obtained reinforce the complexity and the need for new empirical studies on the subject, mainly to investigate the key success factors and main challenges for the adoption of these strategies, as well as the positive and negative impacts caused by their implementations in practice.


Thursday October 4, 2018 15:10 - 15:30
Amoreira II

15:30

Scrum em ambiente fortemente hierarquizado
Limited Capacity seats available

Uma das atribuições do Centro de Computação da Aeronáu- tica de São José dos Campos, Organização do Comando da Aeronáutica, é de desenvolver e operar projetos e aplicativos de Tecnologias da Infor- mação a ele atribuídos. Sendo uma Organização Militar, esse Centro é constitucionalmente organizado com base na hierarquia e na disciplina. Para o gerenciamento de seus projetos, os desenvolvedores de software dessa Organização Militar decidiram utilizar o Scrum e suas boas prá- ticas. Porém, a utilização de um framework ágil implica na interação horizontal entre os membros de um time, sem qualquer hierarquia en- tre eles. Em um primeiro momento, o uso de Métodos Ágeis no meio militar foi de encontro com a hierarquia, refletindo no relacionamento entre pessoas e na qualidade do produto. Este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos utilizados para uma saudável aplicação dos Mé- todos Ágeis em um ambiente fortemente baseado na hierarquia entre as pessoas, melhorando não só o relacionamento entre elas, mas também, a qualidade dos produtos por elas desenvolvidos.


Thursday October 4, 2018 15:30 - 15:40
Amoreira II

15:30

Mentoring Corner
Thursday October 4, 2018 15:30 - 16:00
Foyer Amoreira

15:30

Como lidar com a síndrome do cobertor curto na priorização do roadmap
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Como construir um planejamento de produto de longo prazo em um ambiente com recursos limitados e múltiplas demandas, dentro de uma empresa de produto, de forma a satisfazer os cliente, manter débitos técnicos sob controle e escalar adequadamente.


Thursday October 4, 2018 15:30 - 16:30
Carvalho I

15:30

Meu time não pensa na experiência do usuário!! E agora?
Limited Capacity seats available

Como seu time enxerga a experiencia do usuário no seu dia a dia? Reflita sobre esses cenários: - Seu time culpa o usuário pelo fracasso do seu projeto, produto ou serviço? - A experiência do usuário é de responsabilidade apenas dos designers? - O processo de criação é separado do processo de desenvolvimento? - Quando uma ideia aparece, o envolvimento de todos para entende-la é minimo? - Na hora do desespero, a última coisa em que seu time pensa é na experiência do usuário? Se você respondeu sim para esses cenários, receio que seu time não pensa nem um pouco na experiência do usuário. Nesta palestra você entenderá porque isso acontece e verá algumas de técnicas para fazer com que seu time comece a se importar mais com esse aspecto que faz a diferença em qualquer produto ou serviço.

Speakers

Thursday October 4, 2018 15:30 - 16:30
Auditório Jequitibá

15:30

Ágil é apenas uma expressão do Zeitgeist?
Limited Capacity seats available

A percepção é que o ágil está cada vez mais presente, muitas vezes além da TI. Ao pensar sobre isso, podemos ter a seguinte dúvida: como a agilidade está conectada com o espírito do nosso tempo? Quais características intelectuais e culturais do mundo atual são compartilhadas via manifesto e se transformam em ação nos nossos ambientes de trabalho? A proposta dessa sessão é trazer a reflexão do título para um grande grupo e tentar respondê-la coletivamente, através de algumas reflexões no âmbito da futurologia e análise de tendências. Essa sessão tem como objetivo estimular o pensamento crítico e criativo dos presentes para identificar onde estamos e para onde (provavelmente) estamos indo como movimento.

Speakers
avatar for Émerson Hernandez

Émerson Hernandez

GA, Globo.com
Emerson Hernandez is in Porto Alegre (Brazil), working as an IT Manager and Agile Coach at Globo.com and Lecturer at Uniritter. He has been working with software development teams, on public and private sectors, both nationally and abroad. He believes in emergent solutions to a everyday... Read More →



Thursday October 4, 2018 15:30 - 16:30
Amoreira I

15:40

WBMA Closing Keynote
Limited Capacity seats available

Em breve...

Speakers

Thursday October 4, 2018 15:40 - 16:30
Amoreira II

16:00

Mentoring Corner
Thursday October 4, 2018 16:00 - 16:30
Foyer Amoreira

16:30

Coffee Break
Thursday October 4, 2018 16:30 - 17:00
Foyer Carvalho

17:00

[Keynote] Neon Cunha: Quais vidas importam?
Limited Capacity seats available

Quais vidas importam?

Subjetividade e interseccionalidade na construção da violência.


Thursday October 4, 2018 17:00 - 18:00
Auditório Jequitibá

18:00

Agile Alliance Brazil e você: Ideias e futuro
Limited Capacity seats available

Thursday October 4, 2018 18:00 - 19:00
Auditório Jequitibá
 
Friday, October 5
 

08:45

09:30

Mentoring Corner
Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Foyer Amoreira

09:30

Busting Factory Fantasies
Limited Capacity seats available

The software factories are inspired by a romantic understanding of how real factories supposedly work. Such assumptions create ineffective software development processes, which neither resemble real factories nor solve the challenges of product development.However, theses factories fantasies continue to be appealing since they are linked to certain ‘universal truths’ (i.e. Economies of Scale, Task Specialization, …). So these ‘truths’ have to be deconstructed before presenting agile concepts.This presentation equips the audience with the right tools for such a technical discussion. First, by showing that these factory fantasies do not correspond to modern production processes. Second, by demonstrating that wrong assumptions about software development lead to dysfunctional processes.

Speakers
avatar for Christian Gut

Christian Gut

Agile Coach, McKinsey Digital Labs



Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Auditório Jequitibá

09:30

Compartilhe uma paixão. Aprenda junto. Faça melhor. Repita!
Limited Capacity seats available

Toda organização precisa lidar diariamente com desafios. Uma maneira de enfrentá-los é promover espaço para aprendizado contínuo, reunindo regularmente pessoas que compartilham paixões ou preocupações por algo. Estas irão interagir e aprender como realizar atividades de forma melhorada.Esse conceito é conhecido como Comunidades de Prática (CoP).Nesta palestra, vamos conversar sobre conceitos, benefícios e desafios das Comunidades de Prática. Além disso, compartilharemos nossas experiências e dicas concretas obtidas a partir da liderança e participação em CoPs do CESAR. Isso, considerando os últimos 5 anos. Também exploraremos algumas das metodologias ativas de aprendizagem que utilizamos para apoiar as CoPs.

Speakers


Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Amoreira I

09:30

Estrutura de times focadas na jornada do cliente ao invés de Squads e Tribos
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Dificilmente uma estrutura que você sabe que deu certo, ou que é amplamente divulgada como uma ótima escolha, é eficiente para atender outras organizações ou produtos específicos. Isso porque estruturas organizacionais são dificilmente algo que pode ser replicado sem levar em conta o contexto e os motivos que a fizeram dela um fator de sucesso.Iremos mostrar para vocês porque tivemos que sair da estrutura de tribos e guildas (modelo de times do Spotify) e migrar para um modelo de times ligado diretamente ao impacto na jornada de cliente.

Speakers
avatar for Diego Centeno

Diego Centeno

Agile Project Manager, Thoughtworks



Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Carvalho I

09:30

Pirâmide de testes invertida - lições aprendidas
Limited Capacity filling up

Oferecer um produto com qualidade é o desejo de muitos projetos de software. No entanto, durante a jornada para atingir esse objetivo, muitos times acabam em um anti padrão comumente chamado de pirâmide de testes invertida ou cone de sorvete. Estes são inversamente proporcionais aos sugeridos pela tradicional pirâmide de testes.Nessa palestra, vamos conversar sobre uma experiência incrível de *insucesso*! Isso mesmo, caímos nas armadilhas dos anti-padrões e não conseguimos integrar tão bem as equipes de desenvolvimento e negócios. Mas aprendemos muito com todo o processo e amadurecemos bastante como profissionais e como time.

Speakers


Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Amoreira III

09:30

Teoria das restrições no desenvolvimento ágil de software
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Os princípios da Teoria das Restrições são a base para o desenvolvimento ágil de software. "O que está nos impedindo de entregar mais rápido e com mais qualidade?" é um questionamento que a teoria traz e que deve ser utilizado para a entrega de software num processo de melhora contínua.É fato que, na implantação de frameworks de agilidade em times de desenvolvimento de software, existe uma tendência de esquecermos os valores que regem os mesmos. Resgataremos as bases da metodologia ágil com a Teoria da Restrições apresentada por Eliyahu M. Goldratt.Utilizando o método socrático, nessa palestra iremos questionar nossas decisões do dia-a-dia e como elas podem estar ajudando ou dificultando a entrega de valor e a consequente busca por nossas metas no desenvolvimenot ágila de software.


Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Carvalho III

09:30

Utilizando um Baralho para Falarmos sobre Qualidade de Software
Limited Capacity seats available

É difícil conseguirmos um espaço para falarmos de qualidade, de forma natural, sem cobranças. Boa parte das pessoas ainda estão mudando o seu mindset de tradicional para ágil. E qualidade, em muitas empresas, ainda é vista como algo isolado do time ágil, que só pertence a algumas pessoas, muitas vezes chamadas de testadores.

Speakers
avatar for Ivna Valença de Oliveira

Ivna Valença de Oliveira

Analista de Qualidade, ThoughtWorks


Friday October 5, 2018 09:30 - 10:00
Amoreira II

09:30

Open Spaces
Limited Capacity seats available

Friday October 5, 2018 09:30 - 12:00
Carvalho II

10:00

Mentoring Corner
Friday October 5, 2018 10:00 - 10:30
Foyer Amoreira

10:00

Cultura de feedbacks - Expandindo de um Squad para a organização de maneira orgânica
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Neste case, explicaremos sobre como desenvolvemos uma cultura de feedbacks dentro de um Squad que influenciou toda a organização do Labs de maneira orgânica. Ou seja, naturalmente os times foram absorvendo e adotando a mesma técnica. Como foram os primeiros passos, desafios, relação com o RH e valores da empresa, divulgação e evolução do formato? Explicaremos passo a passo como tudo aconteceu.

Speakers
avatar for Leandro Mattoso

Leandro Mattoso

Gestor de Tecnologia, Globo.com
Um profissional apaixonado, atuando com desenvolvimento web desde 1998 e atualmente focado em elevar os resultados das equipes de desenvolvimento através dos conceitos e técnicas de Gestão 3.0, Coaching, Lean e Agile.



Friday October 5, 2018 10:00 - 11:00
Carvalho I

10:00

Leadership Mindset Anti-Patterns
Limited Capacity seats available

O principal segredo de uma transformação ágil está em transformar o mindset das lideranças, fazer com que cada um deles sejam não somente replicadores, mas catalizadores de uma transformação da cultura dentro empresa.Com a atual tendência do mercado para transformação digital, métodos ágeis são empurrados pela camada executiva, de forma que todos na organização suportem a iniciativa.Porém algumas vezes o mindset ágil entra em conflito com o mindset da liderança, tando na média gestão como na alta gestão.Neste palestras vamos explorar um pouco quais são estes conflitos, de forma que você possa reconhecer quando esta nesta situação.

Speakers


Friday October 5, 2018 10:00 - 11:00
Auditório Jequitibá

10:00

Work in Progress: o Atual Estado de uma Transformação Ágil
Limited Capacity seats available

Em meados de 2014 uma instituição financeira centenária começou um movimento transformador relacionado ao mindset ágil. Hoje, três anos e meio depois, queremos compartilhar com a comunidade nossa realidade, apresentando com bastante transparência erros e acertos, que nos levaram a reflexões e aprendizados.

Speakers
avatar for Rodrigo Lerias Caitano

Rodrigo Lerias Caitano

Agile Coach, Sicredi
Tenho 18 anos de experiência em projetos e produtos digitais. Venho | tendo contato com a agilidade desde 2007, atuando como P.O por 6 anos participando da concepção de produtos em empresas financeiras e de inovação, neste momento trabalho na transformação ágil do Sicredi... Read More →
avatar for Émerson Hernandez

Émerson Hernandez

GA, Globo.com
Emerson Hernandez is in Porto Alegre (Brazil), working as an IT Manager and Agile Coach at Globo.com and Lecturer at Uniritter. He has been working with software development teams, on public and private sectors, both nationally and abroad. He believes in emergent solutions to a everyday... Read More →



Friday October 5, 2018 10:00 - 11:00
Amoreira II

10:00

Ninja, certificado em tudo, faixa preta no agile e o cliente insatisfeito: O que há de errado?
Limited Capacity seats available

Longas titulações, conhecimento em diferentes frameworks ágeis, certificações infinitas e nenhuma experiência na operação. São skills suficientes para promover uma mudança cultural? Como assessments indicam alto nível de maturidade da equipe e ao mesmo tempo o NPS indica uma insatisfação do cliente? O que há de errado: Processo, foco, skills?O objetivo desta palestra é discutir com o público o que realmente é importante para promover uma mudança cultural com resultados.


Friday October 5, 2018 10:00 - 11:00
Amoreira I

10:00

Paralelize seus testes web e mobile para ter feedbacks mais rápidos
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Durante o processo de desenvolvimento de software um dos pontos mais importantes é obter o feedback rápido sobre a qualidade da aplicação que está sendo entregue.Como desenvolvedores sabemos (e fazemos) testes unitários e de integração e não queremos muitas vezes dar um foco em testes de UI por eles serem lentos e mais suscetíveis a erros.Para resolver o problema de lentidão da execução de teste sem UI Web e Mobile aprenderemos, nesta sessão, a como criar uma estratégia de paralelizar testes e minimizar o tempo de execução. Tendo como resultado um feedback mais rápido durante o processo de desenvolvimento e posteriormente em qualquer nível.

https://eliasnogueira.github.io/workshop-ab-2018/

Speakers
avatar for Elias Nogueira

Elias Nogueira

Agile Coach & Trainer, Sicredi
Eu ajudo pessoas e empresas a aumentarem a qualidade de seus softwares para que eles possam ter menores índices de defeitos e perdas financeiras. É Agile Coach no Sicredi e QA Engineer e Trainer independente. Também é Professor de Pós Graduação na Unisinos/RS. Colabora em... Read More →



Friday October 5, 2018 10:00 - 12:00
Amoreira III

10:00

Super Pocket Lean Inception
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Lean Inception é o nome dado ao workshop colaborativo para alinhar um grupo de pessoas sobre o produto mínimo viável a ser construído. O workshop que usa técnicas de Design Thinking com uma abordagem de Lean Startup. Esta versão Super Pocket pega um atalho dentre as várias atividades de uma Lean Inception real para mostrar aos participantes esta jornada de ir diretamente de uma ideia ao MVP.


Friday October 5, 2018 10:00 - 12:00
Carvalho III

10:30

Mentoring Corner
Friday October 5, 2018 10:30 - 11:00
Foyer Amoreira

11:00

Mentoring Corner
Friday October 5, 2018 11:00 - 11:30
Foyer Amoreira

11:00

Como abrir sua própria Startup usando Metodologia Ágil
Limited Capacity seats available

Você sempre quis empreender mais não tem coragem ? Não acredita nas técnicas da Startup Enxuta?Nessa apresentação vou contar como utilizei os conceitos de Lean Startup, Design Thinking, Metodologias Ágeis e Growth Hacking para abrir uma loja de Estética Automotiva.Isso mesmo! Lavamos carros, fazemos polimentos e higienizações usando conceitos da área de TI.

Speakers
avatar for Roberta Genaio

Roberta Genaio

Agile Coach, Magazine Luiza


Friday October 5, 2018 11:00 - 11:30
Amoreira II

11:00

#GourmetGoHorse: quando você é bom demais pra ser ágil
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Agilidade é humildade. Melhoria contínua só faz sentido quando assumimos como premissa a imperfeição. Mas e se você fosse bom demais para estar errado, seguir processos ou ser medido? Descubra conosco como lidar com times e empresas desse tipo nessa sessão!

Speakers
avatar for Erica Briones Graciano

Erica Briones Graciano

Innovation Specialist Extraordinaire, Thoughtworks
Innovation Specialist Extraordinaire na Thoughtworks e board member da Agile Alliance Brazil - apaixonada por inovação, agilidade e gatos - profissional com 18 anos de mercado, com experiência em fazer coisas acontecerem em empresas de grande e pequeno porte, com times nacionais... Read More →



Friday October 5, 2018 11:00 - 12:00
Carvalho I

11:00

Microservices for Agility: "The PagSeguro Story"
Limited Capacity seats available

As systems become more complex, teams can be burdened with technical debt and other architectural challenges which slows down development, ultimately not being as agile and as nimble as desired. Therefore, it is important to address both people skills and technical skills. This talk will present technical, cultural and procedural challenges that PagSeguro has had over the last few years. We will present how the proper application of the Microservices architectural style along with other agile practices allowed PagSeguro teams to evolve systems reliably and at a good pace, maintaining the overall goals of agility during a rapid growth period over the last few years.


Friday October 5, 2018 11:00 - 12:00
Auditório Jequitibá

11:00

Ambiente seguro: seguro pra quem?
Limited Capacity seats available

Um dos primeiros passos para promover um ambiente mais diverso é reduzir o número de agressões a pessoas que pertençam a minorias, um *espaço seguro* para essas pessoas! Parece simples, certo? Não é!Venha fazer parte dessa discussão sobre a segurança dos espaços e aprender com as experiências e vivências de participantes!


Friday October 5, 2018 11:00 - 12:00
Amoreira I

11:30

Mentoring Corner
Friday October 5, 2018 11:30 - 12:00
Foyer Amoreira

12:00

Almoço
Friday October 5, 2018 12:00 - 13:30

13:30

Mentoring Corner
Friday October 5, 2018 13:30 - 14:00
Foyer Amoreira

13:30

Frontend ágil
Limited Capacity seats available

Quando pensamos em frontend, nem sempre pensamos em desenvolvimento ágil. E cada vez vamos gerar menos HTML dinâmico no servidor e transferir as preocupações de tornar a web app dinâmica para o navegador, com muito JavaScript e CSS.Diante dessa realidade, como ser ágil? Como testar o JavaScript? Dá pra usar TDD e BDD? Como refatorar? Como trabalhar com integração contínua? Há impactos de produtividade? Como vencê-los? O que usar no backend, .NET, Python, Node.js? Quais padrões fazem sentido, MVC, MVR, MVVM? Como trabalhar com front e DevOps?Apesar de o mundo estar sendo tomado por essas questões muito recentemente, elas tem resposta. Essa sessão te apresentará muitas delas e te encaminhará para a busca das outras por si próprio. E já adianto: é possível ser ágil aqui também.

Speakers
avatar for Giovanni Bassi

Giovanni Bassi

CSA, Lambda3
Arquiteto e desenvolvedor, agilista, pai, filho, escalador, ciclista, quebrador de status quo, Microsoft MVP. Escreve artigos, fundou o .Net Architects, mantém o podcast Tecnoretórica, um blog e muitos projetos no Github. Você o acha no twitter @giovannibassi. É agilista, e trouxe... Read More →


Friday October 5, 2018 13:30 - 14:30
Amoreira II

13:30

Raízes ágeis do Brasil: o agilista cordial rumo à alta performance
Limited Capacity seats available

Nesta apresentação você irá acompanhar o resultado de uma reflexão entre as práticas e valores norteadores de pessoas e times que atuam com agilidade no mercado brasileiro e perseguem a alta performance. Esta reflexão será apoiada através de um repertório de conceitos extraídos de “Raízes do Brasil” de Sérgio Buarque de Holanda, obra que aborda o processo de formação da sociedade brasileira e aspectos centrais da história de nossa cultura. Seria este o nosso ideal: “colher o fruto sem plantar a árvore”?

Speakers
avatar for José Cipriano

José Cipriano

Agile Coach, UOL PagSeguro
Graduado em Relações Internacionais na PUC-SP e pós-graduado em Marketing na ESPM, há 10 anos trabalho com internet e desde 2008 atuo na gestão de produtos com foco na concepção de produtos digitais apoiado por três frentes de conhecimento: métodos ágeis, experiência do... Read More →



Friday October 5, 2018 13:30 - 14:30
Carvalho I

13:30

Temos pouco orçamento e o prazo é exíguo, vamos construir um MVP? #SQN
Limited Capacity seats available

O termo MVP (Produto Mínimo Viável) foi disseminado pela abordagem Lean Startup e tem sido muito utilizado pelos times ágeis, muitas vezes desapercebidamente sem a mesma conotação originalmente proposta. Vamos analisar os impactos decorrentes destas diferentes interpretações, destacando que ao utilizarmos o mesmo nome para conceitos diferentes perdemos eficiência e eficácia, ao mesmo tempo em que geramos dificuldades para adoção de novas práticas. O objetivo desta apresentação é revisitar o conceito de Produto Mínimo Viável como proposto originalmente e explorar sua potencialidade para uso por times ágeis através de casos práticos de uso. Também serão apresentados casos em que o conceito foi mal aplicado, explorando as lições aprendidas decorrentes.

Speakers
avatar for Eduardo Meira Peres

Eduardo Meira Peres

Diretor, DBServer
Sou líder da unidade Inovação e da unidade Pessoas e Cultura da DBServer, empresa que ajudei a criar há mais de 25 anos, e além de trabalhar eu dou aula na Escola Politécnica da PUCRS. :-) | Estudo sapateado, minha terapia é cozinhar e adoro compartilhar experiências... Read More →



Friday October 5, 2018 13:30 - 14:30
Auditório Jequitibá

13:30

Trazer a segurança pra dentro do time - precisamos disso pra ontem!
Limited Capacity seats available

Episódios mais recentes de vazamentos de senhas, dados e vários outros incidentes de segurança têm sido causados muito mais exploração de vulnerabilidades originadas por falhas de programação do que por ataques a camadas de rede ou transporte. A questão que se coloca, então, é como tratar desses temas num time ágil, de forma que a segurança não seja um obstáculo.

Speakers
TP

Thiago Palma

Software Development Consultant, ThoughtWorks


Friday October 5, 2018 13:30 - 14:30
Amoreira I

13:30

Scrum em ambiente fortemente hierarquizado
Limited Capacity seats available

Uma das atribuições do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos, Organização do Comando da Aeronáutica, é de desenvolver e operar projetos e aplicativos de Tecnologias da Informação a ele atribuídos. Sendo uma Organização Militar, esse Centro é constitucionalmente organizado com base na hierarquia e na disciplina. Para o gerenciamento de seus projetos, os desenvolvedores de software dessa Organização Militar decidiram utilizar o Scrum e suas boas práticas. Porém, a utilização de um framework ágil implica na interação horizontal entre os membros de um time, sem qualquer hierarquia entre eles. Em um primeiro momento, o uso de Métodos Ágeis no meio militar foi de encontro com a hierarquia, refletindo no relacionamento entre pessoas e na qualidade do produto. Este trabalho tem por objetivo apresentar os recursos utilizados para uma saudável aplicação dos Métodos Ágeis em um ambiente fortemente baseado na hierarquia entre as pessoas, melhorando não só o relacionamento entre elas, mas também, a qualidade dos produtos por elas desenvolvidos.


Friday October 5, 2018 13:30 - 14:30
Carvalho II

13:30

Gerando Objetivos e Resultados Chaves que agregam valor usando OKR Canvas
Limited Capacity full
Adding this to your schedule will put you on the waitlist.

Muitas empresas querem ou tem tentado utilizar OKR como metodologia para gestão de objetivos porém poucas tem conseguido resultados através dela. A maior dificuldade tem sido o entendimento amplo do framework e principalmente a dificuldade no entendimento da criação dos objetivos e resultados chaves.Em sua maioria, a falha está na falta de propósito claro, contexto do desdobramento dos objetivos dos trimestre e alinhamento para que possam ser criados OKRs que façam sentido na organização.Por isso, o OKR Canvas foi criado, para que possamos criar de forma mais clara, transparente e contextualizada objetivos e resultados chaves que entreguem valor de verdade as nossas organizações.


Friday October 5, 2018 13:30 - 15:30
Carvalho III

13:30

Product Backlog Building: A Concepção de um Product Backlog Efetivo
Limited Capacity filling up

O Product Backlog bem construído é bastante importante para o cliente compartilhar suas necessidades e prioridades de forma clara e objetiva, assim como também para o Product Owner, ajudando-os a tomar decisões de planejamento e gerenciamento eficaz dos requisitos. A qualidade da construção de um Backlog ajuda a manter um ritmo sustentável de entregas relevantes e constantes de valor.Esta sessão prática fornece técnicas e conceitos para construção de um Backlog facilitando a descoberta e compreensão de produtos, onde seu principal objetivo é a “Concepção de um Product Backlog Efetivo”, vivenciando na prática a construção de um Backlog através do Product Backlog Building (PBB) um processo de construção do Product Backlog que utiliza o PBB Canvas como ferramenta.

Speakers
avatar for Fábio Aguiar

Fábio Aguiar

Lean Product Manager, Accenture


PBB pdf

Friday October 5, 2018 13:30 - 15:30
Amoreira III

14:00

Mentoring Corner
Friday October 5, 2018 14:00 - 14:30
Foyer Amoreira

14:30

Mentoring Corner
Friday October 5, 2018 14:30 - 15:00
Foyer Amoreira

14:30

"Foque no que tem valor!": Um Overview de Técnicas Ágeis para priorização de Requisitos em grupo
Limited Capacity filling up

Quando se fala em métodos ágeis sempre ouvimos "Foque primeiro no que tem valor", “Planeje o MVP”, ou então "Jogue para o topo do Backlog o que gera mais ROI", dentre outras frases que fazem sentido quando lemos os valores e princípios do Manifesto Ágil, por exemplo: "Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado".Blz, mas como faço isso na prática quando o ambiente é de multistakeholder?Esta talk tem como objetivo apresentar um overview de técnicas que ajudem a Equipe e Partes Interessadas a realizarem a priorização dos requisitos de um produto de software de forma colaborativa e sob o guarda-chuva do Mindset Ágil.

Speakers
avatar for Bruno Corrêa

Bruno Corrêa

SQA Leader, Ministério Público do Pará



Friday October 5, 2018 14:30 - 15:00
Amoreira I

14:30

Open Spaces
Limited Capacity seats available

Friday October 5, 2018 14:30 - 15:30
Carvalho II

14:30

Como ser gerente de projetos em uma equipe auto-organizável?
Limited Capacity filling up

Atualmente times são cada vez mais autônomos e auto-organizáveis, mas o papel do gerente de projeto ainda é necessário, independente do modelo de organização do time. Nesse contexto, a pessoa gerente de projetos é responsável pela criação de um ambiente que permita ao time atingir os objetivos do projeto. Um time pode passar por diferentes momentos que influenciam no nível de colaboração e, para que o ambiente funcione, é necessário que exista empatia, respeito, confiança, liberdade, diálogo, sinergia e compartilhamento. A missão do gerente de projetos neste ambiente é servir! Nosso objetivo nesta palestra é conversar sobre quais competências o gerente de projetos deve desenvolver em seu perfil e práticas de gestão que podem ser aplicadas para trabalhar com times auto-gerenciáveis.

Speakers
avatar for Kenedy Araujo

Kenedy Araujo

Lead Project Manager, ThoughtWorks
Mestre em Computação Aplicada pela UFF. No mercado a mais de 30 anos atuando em projetos de desenvolvimento de software e TI, é consultor na ThoughtWorks Recife, atuando como Gerente de Projetos, tendo atuado anteriormente em start ups de tecnologia e como voluntário em organizações... Read More →



Friday October 5, 2018 14:30 - 15:30
Carvalho I

14:30

Os desafios de desenvolver uma cultura ágil: eficiência, eficácia e economia
Limited Capacity seats available

Nesta sessão compartilharei com a audiência ferramentas aplicadas em equipes que atuam em contextos ágeis e que foram úteis para a criação de ambientes eficientes (fazer a coisa da forma certa), eficazes (fazer o que é importante para o negócio) e econômicos (fazer de uma maneira barata).

Speakers


Friday October 5, 2018 14:30 - 15:30
Auditório Jequitibá

14:30

Ser ou não ser autônomo? Não era para ser uma questão
Limited Capacity seats available

Ao longo da vida passamos por uma série de construções em casa, na escola e no trabalho que aos poucos vão tirando nossa habilidade de agir e pensar de uma maneira autônoma. Será que podemos dar autonomia de volta para as pessoas? Autonomia é algo que se dá? O que será que é autonomia? Como a falta dela impacta as nossas vidas e como será que podemos começar a desenvolver esse modelo mental de novo?

Speakers
avatar for Ayrton Araújo

Ayrton Araújo

DevOps Coach & Trainer, Knowledge21
avatar for Flavia Dias Ladeira

Flavia Dias Ladeira

Project Manager, Thoughtworks
Flavia Dias é Consultora na Thoughtworks à 3,5 anos, atua com o papel de Gerente de Projetos em Consultoria à 9 anos. Por formação é bióloga, com Mestrado e Doutorado em Genética e Evolução. Sua formação na área de biológicas e especialização em evolução permitiu... Read More →



Friday October 5, 2018 14:30 - 15:30
Amoreira II

15:00

Mentoring Corner
Friday October 5, 2018 15:00 - 15:30
Foyer Amoreira

15:30

Coffee Break
Friday October 5, 2018 15:30 - 16:00
Foyer Carvalho

16:00

17:00

Encerramento
Limited Capacity seats available

Friday October 5, 2018 17:00 - 17:30
Auditório Jequitibá